Membros do Conselho Nacional de Saúde realizam oficina virtual em defesa do SUS

Membros do Conselho Nacional de Saúde realizam oficina virtual em defesa do SUS

Por Maria do Carmo Ribeiro, estudante de Jornalismo

Membros do Conselho Nacional de Saúde realizaram uma oficina virtual de Formação para Controle Social no SUS – 2ª edição, nesta sexta-feira, 17 e contou com representantes da sociedade civil, de setores públicos, de comunidades quilombolas, de movimentos sociais do Tocantins e de outros Estados brasileiros.

O trabalho foi voltado para discussão sobre a realidade do SUS tendo como base cada região representada na oficina. Foram apresentadas sugestões de possíveis melhorias, bem como meios pelos quais as ações poderão ser realizadas e assim facilitar o acesso das pessoas aos serviços de saúde nos lugares mais distintos ou longínquos do Brasil.

A oficina contou com a presença de representantes de diversos setores e movimentos sociais do Tocantins, bem como entidade como a Facomto que, através do Aldenir Cunha, vice-presidente, todos os demais membros da Federação foram representados.

“Satisfação participar de uma oficina dessa qualidade, onde podemos discutir a realidade do nosso sistema público de saúde, vermos a necessidade de lutar mais e mais para a efetivação das ações do SUS que atenda na prática as emergências para a saúde da população” falou Cunha.

Ao final ele ainda enfatizou a importância de a sociedade entender, que a luta por um SUS com qualidade é em prol da assistência para toda população e com respeito, por isso que é necessário mais momentos como esses para que se possa aprender mais uns com os outros, enfatizou o vice-presidente da Facomto.

O projeto Formação para o Controle Social no SUS – 2ª edição tem por objetivo qualificar e fortalecer a atuação dos conselheiros (as) de saúde e lideranças dos movimentos sociais que atuam na defesa do SUS em todas as unidades federativas do Brasil.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde – SUS – de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

CNS

O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho.

É competência do Conselho, dentre outras, aprovar o orçamento da saúde assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CNS a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde.

Redação