Professora palmense se classifica para etapa final de programa de formação em audiovisual

Professora palmense se classifica para etapa final de programa de formação em audiovisual

A professora Wátila Dantas, da Escola Municipal Lúcia Sales, localizada no Jardim Taquari, em Palmas, se classificou para a última etapa do programa de formação em educação audiovisual para escolas públicas Telas Amigáveis, promovido pela comunidade de educadores audiovisuais “O que queremos para o mundo?”.

Wátila foi considerada uma das seis professoras mais engajadas na formação e receberá a partir de agora mentoria individual, condição para participar da atividade prática Jogo dos Mundos e, juntamente com seus alunos da terceira série Isadora Silva Araújo, Calebe Feitosa Reis, Davi Vieira Brandão e Fernando Ayres Fernandes, participar da exposição virtual Estúdio Mundos, com invenções e protótipos criados pelas crianças para solucionarem problemas mundiais atuais. A escola também receberá o selo Minha Escola de Bem com a Tela.

Após essa fase, serão escolhidas entre todos os participantes classificados seis crianças e suas respectivas invenções para participar do longa-metragem Inventários dos Pequenos Futuristas, a ser lançado em ampla divulgação em canais de TV, cinemas e festivais educativos nacionais e internacionais. Também irão participar, mediadas por seus professores, do fundo financeiro De Bem com a Tela, um financiamento coletivo de iniciativas de curto prazo que impactem positivamente e de forma lúdica as escolas, uma oportunidade de transformar a realidade local por meio da educação audiovisual.

Invenção e vídeo

A invenção apresentada pela equipe da Lúcia Sales consiste no plantio de diversas espécies vegetais em vasos produzidos com material reciclável abordando temáticas referentes à cultura africana. A ideia permitiu com que os alunos acompanhassem todas as fases de formação da planta, desde a germinação da semente até a produção de flores, e também estudar a cultura africana presente em nossa sociedade para que fossem produzidos os vasos similares a máscaras.

Tão importante quanto à invenção em si foi o vídeo produzido para participar da seleção. Seguindo criteriosamente o roteiro elaborado para a produção audiovisual, Wátila e seus alunos causaram uma excelente impressão aos jurados, o que contribuiu significativamente para que fossem considerados uma das seis equipes mais engajadas entre os participantes de todo o Brasil.

Ao reconhecer a importância de participar do programa Telas Amigáveis, a professora considera que abriu os olhos para o mundo das telas, e como é possível usá-las no processo ensino-aprendizagem. “Pudemos trabalhar a interdisciplinaridade estudando Ciências, Português, Artes e História. Conscientizamos sobre a diversidade cultural, em especial da africana, que contribuiu fortemente para a cultura Brasileira. Nossos pequenos também expressam o aprendizado diariamente ao regarem suas plantinhas e ao lembrar da importância do cuidado e do respeito com o outro e com a natureza”, afirma Wátila.

A diretora da escola, Lígia Alves Borges, ressalta que por meio do programa os alunos estão adquirindo a quinta competência da BNCC que é a cultura digital. “Em tempos de pandemia, quando o ensino remoto se tornou parte do nosso cotidiano, estar em sintonia com as telas é de extrema importância. A participação dos professores está trazendo uma riquíssima aprendizagem diante dos recursos audiovisuais. Eles já estão trabalhando de forma mais didática, e assim facilitando a compreensão com o aluno mesmo, ainda que de forma remota.

Fotógrafo: Divulgação Escola

Fábio Coêlho