Cultura como ferramenta de desenvolvimento, Palmas vai ter seminário com artistas e produtores

Cultura como ferramenta de desenvolvimento, Palmas vai ter seminário com artistas e produtores

Sergio Mamberti é um dos participantes do Seminário

A Cultura na Centralidade do Desenvolvimento da Cidade é o tema central do Seminário Virtual de Cultura organizado pelo Setorial Estadual de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT) e o Diretório do PT de Palmas. A atividade visa estabelecer “uma fala para fora e uma escuta pra dentro” e irá acontecer no sábado, 27, das 13h às 18h30.

O evento virtual tem o propósito de reunir personalidades e representantes de diferentes setores da cultura popular, desde artistas, pensadores e intelectuais que estejam interessados em contribuir com o desenvolvimento cultural, urbano e humanizado da capital.

Estão confirmados grandes figuras do cenário cultural e político para o debate, nomes como, o ator e Ex-presidente da Funarte ,Sérgio Mamberti, o professor e docente Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, Albino Rubim, o produtor cultural e Ex-diretor da Agência Nacional de Cinema, Nilson Rodrigues, o jornalista e deputado estadual do Piauí, Fábio Novo, a professora de Educação Artística e Ex-secretária Municipal de Cultura de Porto Alegre,  Margarete Moraes e o doutor em Ciências Sociais e Secretário de Cultura do PT- SP, Tião Soares. Aliados que já atuam em conjunto com o partido e que vão possibilitar uma discussão rica e proveitosa para elaboração do plano de governo.  

As horas de seminário foram divididas em palestras, o que proporciona um diálogo organizado e claro para atender ambas as demandas. Segue os temas das palestras e seus respectivos palestrantes: 

  • Cultura, Soberania, Desenvolvimento e Cidades (Margarete Moraes e Albino Rubim)
  • Cultura, o papel do PT e da esquerda: novos paradigmas nas relações sociais e humanas (Nilson Rodrigues e Fábio Novo)
  • Cultura das Artes, Cultura Popular e Patrimônio Cultural e Histórico no pós-pandemia (Sérgio Mamberti e Tião Soares)

Plano de Governo

A finalidade do seminário é deliberar sobre iniciativas que possam subsidiar a elaboração de um Plano de Governo em Palmas, que estimule a valorização da cidade, da diversidade e das múltiplas expressões sociais da população palmense.

Além das citadas acima, o debate propõe alcançar outras metas, que são: Ouvir e entender as demandas e opiniões dos artistas e produtores culturais; Assegurar a escuta e presença dos dirigentes partidários; Promover um debate democrático e aberto à sociedade palmense com transmissão através do Canal Resistência Contemporânea no YouTube.

O Partido dos Trabalhadores entende que por meio da cultura é possível alcançar mudanças positivas na esfera social, e que é necessário promover uma “escuta para dentro” daqueles que atuam diretamente desenvolvendo atividades culturais.

Fonte: Ascom PT

Redação