Quase 80% das pessoas avaliam que pandemia está fora de controle no Brasil
Foto: Lucas Silva
Com quase 3 mil mortes por Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, sendo registradas todos os dias e o número de pessoas contaminadas explodindo no país, onde faltam leitos e medicamentos, aumentou o percentual de brasileiros que acham que a pandemia está fora de controle e dos que têm medo de se contaminar.
Entre janeiro e março, subiu de 62% para 79% o percentual de pessoas que acham que a pandemia está fora de controle no Brasil. Para outros 18%, a situação está parcialmente controlada, 2% que está totalmente controlada, e 1% não sabe.
Os dados são da pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira, 18.
Ainda segundo o Datafolha, o medo de se contaminar aumento de 44% para 55% entre janeiro e março. Outros 27% têm um pouco de medo, 12% não têm, e 7% relataram já ter contraído a doença.
Entre os que mais temem a contaminação pelo vírus que já matou mais de 287 mil pessoas, estão as mulheres (61%, em janeiro o percentual era de 55%), os mais velhos (58% da faixa etária com 45 anos ou mais) e moradores do Nordeste (61%).
Entre os homens, o percentual cai para 48%, mas em janeiro era de 33%. Na faixa etária dos 16 aos 24 anos, o medo atinge 48% dos entrevistados, em janeiro atingia 34% dessa faixa etária; e, entre os moradores da Região Sul, 44%.