Respeito é o mínimo de direitos humanos para as mulheres

Respeito é o mínimo de direitos humanos para as mulheres

Mesmo em tempos difíceis o amor tem que prevalecer

Por Maria do Carmo Ribeiro, estudante de Jornalismo

Neste 8 de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, uma reflexão deve ser sobre a necessidade do respeito às mulheres, que é o mínimo de direitos delas, haja vista, que em momentos difíceis como os atuais é o amor que tem que prevalecer.

A cada dia percebe-se que as mulheres estão sendo reconhecidas não pela sua força, seu talento, sua capacidade de lutar e conquistar os espaços, sua coragem de agir e enfrentar os desafios para transformar a sua realidade, encarando com garra e habilidade as dificuldades nas mais diversas realidades sociais.

A mulher não é um ser vulnerável, ela é atuante, ligada em todos os caminhos que levam aos seus objetivos. O machismo que se acovarda diante da força brutal, incapacidade de conquistas, falta de humildade para assumir as fraquezas, aí a sua vulnerabilidade.

Nos aspectos sociais, as mulheres e até mesmo meninas são reconhecidas como grandes lideranças e agentes capazes das grandes mudanças, com poderes eficazes para as adaptações que o próprio meio precisa, mas somente com a percepção feminina consegue enxergar a necessidade.

No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2019) o número de mulheres é superior ao de homens. A população brasileira é composta por 48,2% de homens e 51,8% de mulheres. Não pode deixar que sejam apenas números, mas vidas que são necessárias para o desenvolvimento em todos os setores da sociedade.

As ações das mulheres estão em todos os espaços, as mudanças também, o envolvimento delas em grandes iniciativas, a participação em diferentes contextos, a luta pelas mais diversificadas melhorias, tudo se tornam marcas das mulheres, numa perspectiva de continuarem envolvidas nas grandes decisões que possam resultar na melhoria da qualidade de vida para toda humanidade.

Assim pensam as mulheres. Dessa forma elas agem. O modo que o mundo precisa para se tornar mais consolidado, para que as pessoas se tornem mais fortes, para que a humanidade de fato, se torne mais humano.

As mulheres precisam do respeito, do amor, da vida e de viverem em paz. Esses sim, são os direitos humanos que devem ser respeitados.

Comentários do Facebook