Aspectos gerais da gestão pública municipal é foco de palestra em Webinário do TCE/TO
O conselheiro e titular da Segunda Relatoria do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), André Luiz de Matos Gonçalves, foi o primeiro palestrante no Webinário: Boas práticas da Gestão Pública, que começou nesta quinta-feira, 15, no formato online, com o objetivo de capacitar agentes públicos, utilizando estratégias inovadoras e alinhadas a conceitos étnicos essenciais para administração pública. O evento é transmitido ao vivo pelo canal da Corte no Youtube e termina nesta sexta-feira, 16.
O membro do TCE falou sobre o tema “Aspectos Gerais da Gestão Pública Municipal”, onde abordou temáticas como índices e limites constitucionais, gastos com pessoal, além de trazer um panorama geral sobre Leis Orçamentárias, conceitos e funcionamento.
Com bom humor, André Matos enfatizou a importância de encarar os desafios que a gestão pública detém, valorizando a capacitação dos gestores e agentes públicos. Levantando a pauta de leis orçamentárias, ele destacou que o orçamento é o início para qualquer ação pública executada de acordo com as normas, exemplificando que as próprias políticas públicas só são possíveis de se realizar após a criação do orçamento, sendo o mesmo o ponta pé inicial no caminho percorrido da despesa pública. “A contabilidade pública caminha orientando o gestor”, pontuou.
Já sobre a administração pública, o conselheiro falou sobre o conjunto de órgãos com direito a analogia com a anatomia humana, que juntos formam o conceito de governabilidade, sempre visando o bom funcionamento da rotina pública.
Ele destacou ainda a importância da firmeza do Controle Interno e da Procuradoria do Município. “As pessoas não gostam de freios, elas gostam de andar com velocidade, mas nas curvas os freios resolvem problemas, a velocidade não”, disse o conselheiro fazendo uma analogia com as pastas citadas.
Apesar de se enquadrar nas novas maneiras de se reunir em tempos de pandemia, o evento do TCE ficou longe da monotonia, uma vez que o público-alvo contribuiu interagindo muito do início ao fim com várias perguntas e agradecendo pelos ensinamentos. Até às 16 horas, somente a palestra do conselheiro André já tinha mais de 2 mil visualizações, sendo que ao vivo, mais de 400 pessoas de dezenas de municípios assistiram simultaneamente.
As palestras do Webinário Boas Práticas da Gestão Pública podem ser conferidas no canal da Corte no Youtube.
Texto: Ascom TCE/TO