Covid-19: em Gurupi, força tarefa de fiscalização divulga balanço do mês de abril
A Força tarefa de fiscalização da Prefeitura de Gurupi divulgou o balanço das ações realizadas no mês de abril. Foram quase 2 mil estabelecimentos que receberam orientações técnicas e cerca de 150 aglomerações suspensas durante este período. Objetivo é combater o avanço de casos da Covid-19 na cidade.
Os órgãos integrados da fiscalização municipal são: Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Departamento de Posturas, Diretoria de Meio Ambiente e Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) de Gurupi. A ação também conta com a parceria de órgãos estaduais: Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, DETRAN e PROCON.
Números
Segundo os dados da fiscalização, foram 1.926 estabelecimentos que receberam orientações técnicas e inspeções de rotina; 148 aglomerações em casas, chácaras e áreas de lazer suspensas por meio de orientações preventivas; 24 notificações em estabelecimentos comerciais; 06 multas de infração, sendo 02 bares fechados por falta de regularização de funcionamento e 01 Hotel por promover festa clandestina no interior do estabelecimento. Foram lavrados 04 Termos Circunstanciados de Ocorrência por festas clandestinas em residências conforme delito previsto no Código Penal Brasileiro (Art.268).
Segundo o coordenador da fiscalização municipal, Sargento Jenilson, foram realizadas coberturas de fiscalização em todas as regiões da cidade e também no povoado Trevo da Praia, com abordagens preventivas e orientações técnicas durante todo o mês de abril. O município tem investido na ampliação da fiscalização com a integração de mais fiscais e implementação de recursos tecnológicos como drones e câmeras de segurança, mas alerta que a população precisa fazer sua parte.