Com orçamento 15% menor, reitores da UFT e UFNT debatem sobre como manter funcionamento das universidades federais
O corte de mais de R$1 bilhão do recurso destinado às universidades federais realizado pela Lei Orçamentária Anual (LOA), deste ano da União, representa uma redução de 15% a menos no orçamento em comparação com 2020, comprometendo o funcionamento das instituições estaduais . Devido o corte expressivo, reitores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) irão realizar debate na sexta-feira 28, as 15h, a fim de avaliar formas para recomposição da verba.
O evento vai contar com a participação dos seguinte gestores das instituições, Luís Eduardo Bovolato e Airton Sieben, a presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, Dorinha Seabra (DEM), o ex-deputado estadual Paulo Mourão, e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira.
Toda a comunidade universitária das instituições federais do estado, parlamentares e sociedade civil estão convidados para compor o debate que visa estabelecer maneiras de manter a qualidade das atividades de ensino, em destaque as de pesquisa e extensão que são as principais ameaçadas.
Dados de acesso
Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/reitoriauft
Chave: 9132
Obs.: Realizar o acesso através da opção, “Não tenho uma conta”, inserido seu nome e em seguida a chave enviada acima.