Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional realiza campanha para incentivar doação de sangue
Campanha visa melhorar os estoques de sangue, que estão em níveis considerados emergenciais
A Hemorrede Tocantins, por meio da Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional, em parceria com o Banco Sicredi e o coletivo Mulheres em Movimento, realiza durante todo o mês de agosto uma campanha para captar doadores de sangue. A campanha visa melhorar os estoques de sangue, que estão em níveis considerados emergenciais. No momento, todos os tipos sanguíneos são necessários, com urgência para O- (O negativo).
“A doação de sangue é essencial para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, principalmente as vítimas de acidentes”, ressaltou a servidora da captação de doadores de Porto Nacional, Luzilene Brito da Silva Mascarenhas.
Quem tiver interesse em doar sangue, basta ligar no telefone (63) 3363-5161 e realizar o agendamento.
Critérios básicos para doação
Para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.
Fonte: Governo do Tocantins