Em 2020 mais casamentos foram realizados com sucesso no Tocantins
Por Maria do Carmo Ribeiro, estudante de Jornalismo
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, os números de casamentos civis tiveram uma redução de 26,1% em relação a 2019, sendo considerada a maior queda da série histórica das Estatísticas do Registro Civil do (IBGE).
Mas, apesar dos números reduzidos no Brasil, a Região Norte foi a única em que ocorreram mais casamentos no ano passado, e no Tocantins o aumento foi de quase 12% em relação a 2019. Logo, o Tocantins teve mais casamentos realizados com sucesso em 2020.
Dados divulgados pelo IBGE apontam que no Tocantins, nasceram menos pessoas (queda de quase 4%,) e por outro lado aumentou o número de mortes (mais de 14%).
Historicamente, o casamento é uma instituição que surgiu ainda na Roma antiga e continua sendo comumente associado à imagem do cristianismo e, mais especificamente, à Igreja Católica. Até hoje é uma das mais respeitadas tradições humanas em todo o mundo.
No entendimento do casal, Arthur Brito e Thaianne Guedes “o matrimônio é uma decisão muito importante na vida do casal, no qual, deve ter amor, carinho, compreensão e acima de tudo, respeito, pois, sabemos que há diferenças em todas as relações, principalmente, nesses tempos atuais e, como é bom a gente saber que tem alguém do lado com quem pode contar, que um possa aprender com o outro e juntos se fortalecer para superar as dificuldades”, disseram eles.
Atualmente, o casamento pode ser visto como uma ação, um contrato, uma formalidade ou cerimônia a para se estabelecer uma união conjugal, na qual se compartilha, além do amor, responsabilidade, interesses e outras atividades de respeito mútuo.
Um ano de 2020 totalmente tomado pela pandemia da Covid-19 e por altas taxas de desemprego, o declínio econômico atingindo toda a sociedade brasileira, porém, as famílias mesmo sendo as mais atingidas, continuaram acreditando na força da união para recomeçar seus projetos de vida.