Impeachment Carlesse: Confira uma retrospectiva desde a saída do governador até esta semana
O governador eleito em 2018, Mauro Carlesse (PSL), foi afastado do cargo de governador no dia 19 de outubro por decisão do STF – Supremo Tribunal Federal sob as acusações de recebimento de propina e interferência em investigações policiais.
No dia 9 de novembro o deputado Junior Geo (PROS) pediu para que se instalasse uma CPI para investigar as supostas acusações, dos 24 deputados, eram necessárias pelo menos oito assinaturas. Dos 24, um deputado assinou a solicitação.
Pedidos Impeachment
No dia 10 de novembro o SISEPE – Sindicato dos Serviços Públicos estaduais do Tocantins protocola pedido de impeachment. No dia 29 de novembro Junior Geo protocolou pedido de impeachment contra Carlesse.
Dia 6 de dezembro o deputado federal Vicentinho Junior (PL) também protocolou um pedido de impeachment.
No mesmo dia 6 de dezembro, o advogado Evandro de Araújo Melo Junior também protocolou um pedido de impeachment.
No dia 7 de dezembro, o presidente da Assembleia Legislativa aceitou o pedido de impeachment protocolado pelo advogado Evandro de Araújo Melo Junior.
Comissão
Dia 7 de dezembro foi montada a chamada Comissão do Impeachment, com cinco deputados, cada um representando um bloco partidário. Elenil da Penha (DEM + MDB), Eduardo do Dertins (PPS + Cidadania + PR + PTB + PCdoB), Júnior Geo (Pros + Solidariedade + PSL), Olyntho Neto (PSDB + PP + PTC), Zé Roberto (PT + PV). Elenil foi eleito presidente, Junior Geo relator.
Depois de todas as tentativas, Carlesse foi notificado da investigação em 27 de dezembro.
Em 11 de janeiro a defesa de Carlesse entra com notificação extrajudicial para suspender prazos do processo de impeachment, que acabaria nesta data.
1 de fevereiro o prazo para apresentação da defesa de Mauro Carlesse começou a ser contado, quando foram retomados os trabalhos parlamentares.
15 de fevereiro – Defesa do governador afastado pede suspeição de Junior Geo e tenta suspender processo.
24 de fevereiro – comissão avalia suspeição de relator, e decide favorável ao andamento do processo de impeachment.
Vale ressaltar que a decisão pelo STF para o afastamento de Mauro Carlesse determinou que ele ficasse fora do Palácio Araguaia por 180 dias. Afastado no dia 19 de outubro, hoje, 02 de março, fazem exatos 134 dias. Agora a comissão do impeachment tem uma corrida contra o tempo para que conclua o processo em 26 dias.