Compartilhamento de senhas da Netflix será cobrado no Brasil?

Compartilhamento de senhas da Netflix será cobrado no Brasil?

A Netflix é o serviço de streaming mais popular do planeta, mas os últimos resultados mostram que a empresa já não tem o mesmo poder para atrair novos usuários ou manter os atuais. E uma das soluções apresentadas pelos executivos é passar a cobrar uma taxa dos assinantes que compartilham suas senhas.

A verdade é que testes já foram feitos em alguns países, mas a recepção não foi nada positiva. E pesquisas mostram que a medida pode ter um efeito reverso, fazendo a plataforma perder cada vez mais assinantes, com usuários migrando para outros serviços ou recorrendo à pirataria.

Mas você pode se perguntar, como cobrar uma taxa dos assinantes que compartilham a senha pode ajudar a aumentar o número de assinantes?

Bom, a empresa acredita que assim pode incentivar a adesão daqueles usuários que apenas usam a conta de terceiros. Afinal, a plataforma terminou o 1ª trimestre com 222 milhões de assinantes, mas estima que outros 100 milhões de lares usam contas compartilhadas sem pagar nada.

Porém, uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que 80% dos usuários que usam as senhas da Netflix “emprestadas” não teriam interesse em fazer uma assinatura se não pudessem compartilhar suas senhas.

Como vai funcionar a cobrança pelo compartilhamento de senhas?

A ideia principal é diminuir a prática e incentivar os usuários a terem suas próprias contas. Mas, a Netflix garante que não vai proibir o compartilhamento de senhas. O que a empresa quer é que o assinante pague um valor a mais por cada pessoa que adicionar à sua rede. No Peru será R$11,00 a mais, e no Chile e Costa Rica, R$15,00, por exemplo.

Quando a cobrança por compartilhar senhas da Netflix chegará ao Brasil?

A Netflix não cobra pelo compartilhamento de senhas no Brasil, mas se funcionar nos países onde os testes estão sendo realizados, não deve demorar a chegar por aqui.

Plano para limitar o compartilhamento de senhas da Netflix gera reação das concorrentes

Outros serviços de streaming como HBO Max, Amazon Prime e Apple TV+ aproveitaram a oportunidade para salientar que eles não limitam o compartilhamento de senhas.

Contudo, vale lembrar que por muito tempo a Netflix não pareceu se importar com este compartilhamento. Provavelmente mudou de ideia com o fim da pandemia, já que as pessoas voltaram a sair de casa e ficou mais difícil conseguir novos assinantes.

Disney Plus pode seguir o mesmo caminho

Outro streaming que pode começar a cobrar pelo compartilhamento de senhas é o Disney+. Recentemente, a empresa fez uma pesquisa com os usuários perguntando os motivos daquela prática.

Além disso, a plataforma também deve começar a veicular propagandas ao serviço. Mas, é provável que essas mudanças só sejam efetivadas depois da Netflix, assim a Disney terá uma ideia melhor da reação do público.

Fonte: https://comparaepoupa.com.br/blog/senhas-da-netflix/

Redação