Símbolo de resistência e força ancestral, Arraias recebeu Conferência de Igualdade Racial

Símbolo de resistência e força ancestral, Arraias recebeu Conferência de Igualdade Racial

‘Arraias, território de luta e memória’ foi o tema da Conferência de Igualdade Racial, e que marcou o evento que visa reforçar a luta por justiça e reparação no Estado do Tocantins.

Por Maria do Carmo Ribeiro

A cidade de Arraias, na região Sudeste do Tocantins, recebeu a etapa regional da Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, um evento que reforça a luta por justiça e reparação no Estado do Tocantins, realizado nos dias 24 e 25 de abril de 2025.

Essa é mais uma das etapas regionais preparativas para a realização da 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial que traz como tema “igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Social” e, por meio dela, ouvir as pessoas em seus territórios será fundamental para elaborar propostas que reforçam o papel da sociedade civil e assim formular propostas que ajudem a combater o racismo e ampliar o acesso da população negra, quilombola, indígena, cigana e de terreiros aos seus direitos.

Durante os dias estiveram presentes autoridades, lideranças negras, quilombolas e de comunidades tradicionais, além de pesquisadores e representantes da sociedade civil e, durante os dois dias foram realizadas atividades bem dinamizadas voltadas para escuta ativa, debates, discussão com foco na construção coletiva.

“Cada fala, proposta e vivência compartilhada ajudam a fortalecer o espírito democrático da Conferência”, explica o Secretário de Estado da Igualdade Racial no Tocantins, professor Adão Francisco.O encontro em Arraias vem para fortalecer o compromisso firmado nacionalmente desde a criação do Ministério da Igualdade Racial, em 2023, retomando uma agenda interrompida por anos, porém, mais do que apresentar problemas históricos será necessário priorizar ouvir as pessoas e traçar soluções concretas e urgentes para garantir permanência, valorização e representatividade dos povos tradicionais nas políticas públicas.

ARRAIAS

Oficialmente, o município de Arraias foi criado em 1914, mas, sua história começa em 1º de agosto de 1740, com a transferência do povoado Chapada dos Negros para o arraial de Arraias, por decisão do governador da Capitania de São Paulo, Dom Luis de Mascarenhas.

Arraias é símbolo de resistência negra e quilombola no Tocantins, fundada, portanto,, no Século XVIII, a cidade guarda em suas ruas de pedras e no modo de vida de seu povo a história da luta por liberdade, dignidade e permanência em um território marcado força ancestral.

Redação