Sintet convoca assembleia para deliberar sobre PCCR nesta quarta (17)

Por Núbia Martins – Sintet
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) convoca os profissionais da rede estadual para uma assembleia online nesta quarta-feira, 17 de setembro, que terá como pauta central os encaminhamentos do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). O encontro será realizado pela plataforma Zoom. O link de acesso será disponibilizado pelas diretorias regionais do Sindicato pelos contatos institucionais.
O governo estadual havia se comprometido a encaminhar o projeto à Assembleia Legislativa até esta terça-feira (16). Mesmo diante da recente mudança de gestão, o Sintet reforça a cobrança pela manutenção do acordo firmado e ressalta que o PCCR deve ser tratado como uma política de Estado.
Durante a assembleia, a categoria deverá deliberar sobre a possibilidade de decretação de estado de greve, caso não haja avanços concretos.
Na última reunião com o Sintet, realizada no dia 12, o secretário de Educação, Hércules Jackson, comprometeu-se a dar prioridade aos encaminhamentos do PCCR.
O presidente do Sintet, José Roque, destacou a urgência no andamento do plano e explicou que, além do PCCR, a pauta contempla a regulamentação da lei que trata da formação de professores, especialmente no que se refere à liberação para capacitação, e a defesa da eleição direta para diretor de escola, entre outros pontos.
“Solicitamos uma reunião com a secretária da Casa Civil, doutora Irana, que já conhece o PCCR, para debater junto com a Seduc e o governo qual será o encaminhamento do plano agora. Nós estamos com pressa. Precisamos discutir com quem estiver à frente do governo, porque entendemos que se trata de um projeto de Estado, que deve ser respeitado em qualquer gestão”, afirmou.
Roque lembrou ainda que o PCCR vem sendo debatido há mais de um ano, contemplando discussões sobre orçamento, financiamento e o enquadramento do Estado dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal. “É um debate amadurecido, e precisamos do seu andamento o quanto antes”, concluiu.