FACOMTO assina contrato com a Caixa para construção de 192 apartamentos

Residencial Esperança é mais um projeto do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal e o segundo a ser construído em Palmas, pela Federação das Associações de Moradores do Tocantins
Por Maria do Carmo Ribeiro
O presidente da Federação das Associações Comunitárias de Moradores do Tocantins (Facomto), professor Erivelton Silva, assinou contrato junto à Caixa Econômica Federal, para a construção de 192 apartamentos do Residencial Esperança, em Palmas. A assinatura aconteceu na tarde desta terça-feira, 7 de outubro de 2025.
Este é o segundo Projeto de construção habitacional da Federação. O primeiro, foi a construção de 160 apartamentos do Residencial Parque da Praia, próximo à Praia das Arnos, e agora, serão construídos mais 192 apartamentos, para famílias de baixa renda que moram em Palmas e que são cadastradas na Facomto. Ambos os projetos são do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal e estão localizados na Quadra 309 Norte, na Capital.
Ao assinar do contrato, o presidente Erivelton, demostrando muita alegria, disse: “Finalmente chegamos num momento importante. Foram anos de lutas, de organização e de espera. Mas só quem luta é que sabe o valor da vitória. Obrigado presidente Lula pela retomada do Programa. Parabéns a todas as famílias que irão morar na beira do Lago de Palmas em um apartamento bem digno com direito a sacada e tudo”, enfatizou.
Veneranda Elias, que é diretora de Habitação e Regularização Fundiária descreveu o momento como sendo um dos mais importantes, pois, além de tudo, o propósito da Facomto é atender as famílias com uma moradia digna, aqui bem na região central de Palmas, e assim dar mais qualidade de vida, principalmente às mulheres que são chefes de suas famílias.
A Facomto vem a público agradecer o Governo Federal, o Governo do Tocantins, a Prefeitura de Palmas, à Confederação Nacional de Associações de Moradores – Conam, a diretoria da Facomto e todas as lideranças políticas que se empenharam para que esse Projeto se tornasse realidade na vida de todas as 192 famílias cadastradas na Federação, aqui em Palmas.
Do Projeto
Empreendimento (Residencial Esperança) com 192 apartamentos em 12 torres de 4 pavimentos, sem elevador. Cada unidade habitacional possui área privativa de 45,85 metros quadrados, com 02 dormitórios, tudo devidamente descrito e caracterizado conforme projeto padrão apresentado pela Entidade organizadora e aprovado pela Caixa, localizado na região Norte de Palmas.
O valor total da operação é de R$ 33.647.289,92 (trinta e três milhões, seiscentos e quarenta e sete mil, duzentos e oitenta e nove reais e noventa e dois centavos). O terreno foi doado pelo Governo do Estado.
O prazo de construção das unidades é de 24 meses e o prazo para o início das obras é de 90 dias, a contar da data de assinatura do contrato.