Atendimento virtual em Saúde Mental tem dado suporte às pessoas durante pandemia
Desde o início do mês de abril, 33 psicólogos e médicos especialistas em psiquiatria estão oferecendo, por meio de uma plataforma virtual, suporte integrado às pessoas que estão vivendo situações de crise neste momento de medo e insegurança devido à pandemia do coronavírus (Covid-19).
No primeiro mês de atendimento virtual, 251 pessoas receberam o acolhimento e acompanhamento terapêutico dos psicólogos. Destes, apenas 25 foram encaminhados para atendimento psiquiátrico. Já no mês de maio, foram 733 pacientes atendidos, com baixo números de encaminhamentos para o médico especialista.
Para a preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, que também é psicóloga da área técnica em Saúde Mental de Palmas, Leny Meire Correa Molinari Carrasco, coordenadora do Projeto, os números demonstram um alto grau de efetividade do manejo em saúde mental e sem a necessidade do uso de medicamentos. “Acredito que é uma ação inovadora para o serviço público, com atendimento efetivo em psicoterapia breve e que responde rapidamente a demanda focal daqueles que procuram uma escuta qualificada”, avalia.
Segundo a coordenadora, até o momento, 45% das pessoas que procuram o atendimento pelo formulário são pacientes com resultado positivo de Covid-19, e 80% se dizem ansiosos com a situação da pandemia. “Tanto os profissionais que atuam nestas situações quanto os pacientes vítimas da pandemia, seja de forma direta ou indireta, poderão ter sua saúde mental afetada. Os primeiros, por frustração, por se verem em situação única de impotência perante a uma enfermidade sem cura, até o momento, e que contrapõe a formação que recebem que é a de curar. Assim como os pacientes por terem que conviver com a Covid-19 que se revela extremamente ameaçadora, colocando em xeque o ideal de vida e cura”, avalia a psicóloga.
A aposentada Maria Pereira, 79 anos, foi uma das pacientes atendidas pela equipe do projeto. Com sintomas de depressão, ansiedade e pânico devido ao medo de ser contaminada pelo novo vírus, a idosa que está dentro do grupo de risco, foi orientada pela família a acionar os profissionais da saúde para ajudá-la. “Minha filha sabia que estava acontecendo os atendimentos pelo WhatsApp e fez o meu cadastro. No mesmo dia, uma profissional me ligou e procurou saber o que eu estava sentindo. Logo depois, a psicóloga me ligou, conversamos durante muito tempo e foi muito bom”, conta a idosa.
O contato
Cada profissional ao entrar em contato com o paciente fará sua identificação dizendo o seu nome, matrícula e pedirá a autorização para realizar o acolhimento e a triagem. No caso do paciente não aceitar, o profissional irá sugerir que ele entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 136 ou pelo link.
Serviço
A pessoa que estiver precisando de ajuda profissional pode acessar o endereço eletrônico para realizar o cadastro de atendimento. Acessando o link o usuário terá acesso ao formulário, que simultaneamente será enviado ao WhatsApp Web de um profissional especializado que dará início ao atendimento via áudio. Duas linhas telefônicas (3218-5459 e 3218-5460) ficarão disponíveis na sede da Secretaria de Saúde de Palmas (Semus), para que o atendimento também aconteça às pessoas que não têm acesso a internet. Na modalidade home office, o psicólogo e o psiquiatra irão usar o aplicativo para realizar a vídeo chamada, áudio chamada ou mensagem conforme a necessidade de cada paciente.
Fonte: Secom
Foto: Milena Botelho