Após denúncia dos Correios, PM Ambiental autua homem por comprar animal silvestre sem licença em Palmas

Após denúncia dos Correios, PM Ambiental autua homem por comprar animal silvestre sem licença em Palmas
Tarântula-de-joelhos-brancos (Acanthoscurria geniculata) espécime da fauna silvestre, a qual se encontrava em um frasco enviado pelos Correios

Nesta quinta-feira, 15, às 09h37min, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental foi acionado pela Central dos Correios de Palmas para averiguar sobre possível crime de transporte ilegal de animal silvestre via postagem “SEDEX”. No local constatou-se que havia em um invólucro suspeito um espécime subtipo “aranha”, tendo como origem a cidade de Osasco/SP e destino Palmas-TO.

Após tentativas de identificar o animal por parte da equipe técnica do BPMA chegou-se a conclusão que se tratava de uma aranha filhote, Tarântula-de-joelhos-brancos (Acanthoscurria geniculata) espécime da fauna silvestre, a qual se encontrava em um frasco, câmara improvisada para transporte de animal.

Diante das informações a equipe de policiais ambientais, juntamente com agentes da Polícia Federal, se deslocaram à residência do destinatário que confirmou ter comprado o animal através da internet, no entanto, não foi apresentada a nota fiscal ou comprovante de origem, que autorizasse o comprador a adquiri-lo, sendo assim uma atividade ilegal que infringe a Lei Ambiental.

O infrator foi conduzido à Superintendência de Polícia Federal para lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência e abertura do procedimento investigativo, sendo autuado por adquirir animal silvestre sem autorização do órgão ambiental competente.

Tráfico de Animais

O tráfico de animais, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma das atividades ilícitas mais lucrativas do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas.

A encomenda foi postado em Osasco/SP com destino a Palmas/TO.
A encomenda foi postado em Osasco/SP com destino a Palmas/TO. Foto: divulgação BPMA

Redação