Tocantins sedia 1º Encontro Técnico “Operações Eleições 2020” da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça
Com objetivo de alinhar as ações de segurança para as eleições 2020, a Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública realizou nesta terça-feira, 28, no auditório do Comando-Geral da Polícia Militar, em Palmas, o 1º Encontro de Operação Eleições 2020 da região Norte. Durante o evento foram cumpridos todos os protocolos de segurança, como o uso de álcool gel, distanciamento e uso de máscara.
Sob a coordenação local da Superintendência de Segurança Integrada (SSI) da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, o evento reuniu representantes das forças de segurança em nível municipal, estadual e federal que vão atuar nas eleições 2020, cujo primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro.
Por videoconferência, o assessor-chefe da Assessoria Especial de Segurança e Inteligência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Disney Rosseti, assegurou aos presentes que, norteado pela segurança sanitária e em informações científicas, o TSE está finalizando os protocolos de segurança para as eleições municipais e também uma campanha publicitária de como isso vai acontecer.
Presencialmente e pela coordenação geral de planejamento e operações da SEOPI, o tenente-coronel Bruno Rezende Cabral, fez a apresentação do Plano Estratégico de Atuação Integrada. Segundo ele, o plano foi consolidado e será sugerido aos estados para que, de forma integrada, possam executar ações que garantam a segurança do processo eleitoral. No período da tarde, o tenente-coronel Rezende apresentou a Plataforma Córtex, que trata das ferramentas de monitoramento.
Da parte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o inspetor de segurança do órgão, Marcos Leôncio, informou que o Tribunal está finalizando o planejamento das eleições 2020 e ressaltou o importante papel dos órgãos de segurança durante a realização do pleito.
Integração
Sobre o encontro, o comandante-geral da Polícia Militar e presidente da mesa de honra, coronel Jaizon Veras Barbosa, destacou a importância da reunião para consolidar o alinhamento das ações e possibilitar a mitigação de possíveis dificuldades. O comandante agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da parceria e do trabalho integrado dos órgãos de segurança pública.
Para o representante da SEOPI, coronel Henrique de Sousa Lima Júnior, o encontro demonstra a prontidão das forças de segurança em defender a sociedade em um processo importante para o País como são as eleições. Representando o secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, que estava em uma outra videoconferência do Ministério da Justiça, a delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Souza, destacou o importante papel da Polícia Civil frente ao trabalho nas Eleições 2020 e ressaltou que o trabalho integrado das forças de segurança permitirá um bom desempenho na defesa da sociedade.
Para o representante do TRE-TO, juiz de direito, José Ribamar Mendes Júnior, o momento reúne a nação, que se une em um único ente com objetivo de concretizar o estado de direito do país. Segundo ele, as forças de Segurança, agindo de forma integrada, trarão eficiência, bloqueando número de ilícitos e permitindo que as eleições resultem no real desejo da sociedade.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva, as eleições são um momento importante e, este ano, os cuidados deverão ser redobrados, considerando a pandemia do novo Coronavírus. “Estamos com a incumbência de trazer segurança a um momento ímpar e importante para nação. Colocamos nossa tropa toda à disposição para este momento” destacou.
Alessandra Lustosa, superintendente da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN no Tocantins destacou a missão do órgão na integração das informações e análises, cooperando para uma Eleição segura. Alessandra Lustosa também colocou a equipe da ABIN à disposição.
O comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exercito Brasileiro, coronel Carlos Gabriel Brusch Nascimento, destacou a importância da iniciativa e da reunião das forças de segurança e colocou o 22º Batalhão à disposição para contribuir nas ações. Alexandre Brito, chefe do Núcleo de Operações da Polícia Rodoviária Federal no Tocantins, reafirmou o compromisso da PRF em integrar as equipes nas Eleições 2020.
O superintendente de Segurança Integrada da SSP-TO, Marcelo Falcão, parabenizou a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça pela iniciativa de reunir os órgãos de segurança pública em prol de um tema tão importante para o País, que são as Eleições. Ele ressaltou que reunir lideranças de órgãos envolvidos no processo eleitoral demonstra a preocupação das Forças de Segurança com o exercício da democracia.
Autoridades
Também participaram do 1º Encontro Técnico Operacional as seguintes autoridades: coronel Clelcimar Santos Rabelo da SEOPI; Josean Severo de Araújo da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal no Tocantins; Delegados de Polícia Civil e Oficiais da Polícia Militar. Ainda presente no evento, o coordenador de planejamento da Secretaria Executiva Adjunta de Gestão e Planejamento Integrado da Secretaria da Segurança Pública do Amazonas, tenente-coronel Franciney Bó.
Os próximos encontros da SEOPI estão marcados para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 30; Curitiba, no Paraná, no dia 4 de agosto; e no dia 6 em São Luís, no Maranhão.
Fonte: Secom TO
Fotos: Dennis Tavares – Governo do Tocantins