Patrulhamento na CPP de Palmas resulta em prisão de suspeitos e apreensão de ilícitos
Uma ação de patrulhamento realizada no perímetro do Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória (CPP), de Palmas, nesta quarta-feira, 12, resultou na prisão em flagrante de dois indivíduos que portavam aparelhos celulares, acessórios eletrônicos e drogas com o intuito de tentar fazer com que os ilícitos fossem inseridos no interior da unidade penal lançando-os por cima do muro.
A ação ocorreu quando a equipe de plantonistas avistou um veículo em atividade suspeita próximo a unidade. Ao perceberem a viatura, os suspeitos fizeram uma manobra de retorno, mas foram abordados pelos agentes de execução penal que, após uma busca no interior do automóvel, encontraram aparelhos celulares, fones de ouvido, carregadores de bateria, serras e uma quantidade significativa de maconha e cocaína.
Após a constatação de que os envolvidos tinham o intuito de jogar os ilícitos para o interior da unidade prisional, foi efetuada a prisão em flagrante dos dois ocupantes do veículo que foram encaminhados, com as provas, à Delegacia de Narcóticos (Denarc) para lavrar o auto da prisão e para prestarem esclarecimentos.
Segurança
Recentemente, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) publicou a portaria que delimita os perímetros de área de segurança das unidades penais. A gestão da CPP de Palmas, utilizando o documento, realizou a classificação dessas áreas restritas e trabalha em ações para coibir a aproximação de indivíduos em atitudes suspeitas ou que planejam atos contra a unidade.
O diretor da unidade, Thiago Sabino, explicou que foram estipulados protocolos de rondas com horários programados e determinados, por meio de ações de inteligência, bem como patrulhamento também dentro da unidade. “Assim constantemente temos obtido êxito em frustrar indivíduos em ações criminosas e isso só foi possível graças ao reforço dos plantonistas extras, que enriquecem o grupo de trabalho que atua na CPP de Palmas”, ressaltou.