Cidades do Jalapão se preparam para retornar as atividades turísticas

Cidades do Jalapão se preparam para retornar as atividades turísticas

Comerciantes e trabalhadores com atuação no ramo de turismo e viagens do Jalapão, participam de um curso preparatório para o retorno das atividades na próxima segunda-feira, 05.

Os cursos acontecem nas cidades de Mateiros e Ponte Alta do Tocantins, nesta quinta-feira, 01 e sexta-feira, 02, e é ministrado por uma empresa de capacitação.

O Secretário de Saúde de Ponte Alta do Tocantins, Wagner Carvalho de Sousa, disse que essa formação vem com o intuito de ajudar em todo esse formato de reabertura do nosso turismo na região. “Sabemos que é importante essa abertura, esse protocolo da Secretaria de Saúde, juntamente com a Secretaria de Turismo, essa parceria que fizemos para dar o pontapé inicial, porque sabemos da necessidade do turismo para nós. Essa evento de capacitação é nossa contribuição”.

Estão participando empresas que trabalham dentro das cidades, representantes de vários segmentos, como pousadas, hotéis, restaurantes, padarias, bares e profissionais da saúde das cidades.

“Estamos implementando os protocolos de segurança dentro desses estabelecimentos, visitamos 32 empresas, além de várias empresas não-físicas, que são as agências que operam o Jalapão. Faltam apenas quatro dias para reabertura do Jalapão”, disse Darcivânia Marques Ribeiro, Secretária de Turismo de Ponte Alta do Tocantins. “Uma reabertura muito polêmica, sabemos que muitas coisas acontecem fora de nosso controle e a gente busca resolver, e precisamos dos apoios de vocês”.

O Condutor Ambiental Jonivon Amaral, está participando do curso

Jonivon Amaral, trabalha no Jalapão como condutor ambiental há mais de 18 anos, gostou do que está aprendendo. “O curso está vindo numa boa hora, uma vez que a gente não tem tanto conhecimento sobre a Covid-19, então é legal, são boas explicações. Vamos começar a voltar, vai ter a retomada de nossos trabalhos e é muito legal para que a gente tenha conhecimento a respeito, mais aprofundado, uma vez que com doença não se brinca e a gente tem que seguir os protocolos, a gente tem que ficar atento até mesmo porque não existe vacina, o que tem é que se prevenir. Estamos aprendendo e vamos saber as maneira adequada de lidar com a situação”, disse ele.

Reabertura Parque Estadual do Jalapão

Aconteceu nesta manhã reabertura oficial do Parque Estadual do Jalapão. Sendo um dos maiores polos de ecoturismo de todo o Brasil, o parque do Jalapão estava fechado desde o mês de março por conta das medidas de prevenção ao novo Coronavírus.

Redação