UMA e MPTO realizam live sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Nesta quarta-feira, 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza live em parceria com o Ministério Público Estadual (MPTO), para discutir dados e como combater este tipo de crime. A transmissão ocorrerá às 14h pelo canal da UMA no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Co0vFKcDMy4).
A violência contra o idoso pode ser definida como um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional.
O coordenador da UMA, professor doutor Luiz Sinésio Neto, que participará da live juntamente com a doutora Isabelle Rocha Valença Figueiredo, promotora de justiça do MPTO, ressalta que discutir esse assunto também é papel da universidade, pois é dever da instituição procurar maneiras de combater esse tipo de violência.
15 de junho
O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi oficialmente reconhecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.