Mayra Aguiar conquista seu 3º bronze olímpico no judô
Ao conquistar o bronze na categoria até 78kg do judô nas Olimpíadas de Tóquio, nesta quinta-feira, 29, a gaúcha Mayra Aguiar, 29 anos, se tornou a primeira atleta brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em esportes individuais. Foi o terceiro bronze da judoca.
Mayra derrotou a russa Aleksandra Babintseva e a sul-coreana Hyunji Yoon na arena Nippon Budokan, onde tinha conquistado a última de suas seis medalhas em Mundiais.
Mayra também se tornou nesta quinta (29) a única judoca brasileira, no feminino e masculino, a subir no pódio em três edições dos Jogos Olímpicos. Esta foi a 24ª medalha conquistada pelo judô na história das Olimpíadas.
Quem levou a medalha de ouro na categoria até 78 kg foi a japonesa Shori Hamada, que derrotou a francesa Madeleine Malonga, que ficou com a prata. A outra medalha de bronze foi para a alemã Ana-Maria Wagner.
Carreira de Mayra
Mayra Aguiar começou a lutar judô aos seis anos de idade. Aos 14 anos, foi campeã mundial júnior; aos 16, disputou uma final de Jogos Pan-Americanos; aos 17, os Jogos Olímpicos; aos 19, foi vice-campeã mundial e, aos 21, já tinha uma medalha olímpica. Com 23 anos, Mayra se sagrou campeã mundial e, hoje, aos 29, conquistou seu terceiro bronze olímpico.
Trajetória rumo ao bronze
Na estreia, Mayra Aguiar venceu a israelense Inbar Lanir por ippon aos 40 segundos de combate. Em seguida, nas quartas de final, ela perdeu para a alemã Anna-Maria Wagner após sofrer um wazari. Na repescagem, a judoca de 29 anos (faz 30 em 3 de agosto) derrotou Aleksandra Babintseva, do Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) em luta que foi definida com a adversária tomando três penalidades (Shido), enquanto Mayra levou apenas uma.
O primeiro judoca brasileiro a subir ao pódio em Tóquio foi Daniel Cargnin, de 23 anos, na categoria meio-leve (até 66kg). No último domingo (25) ele também faturou o bronze ao derrotar o israelense Baruch Shmailov.
As medalhas de Mayra
Mayra Aguiar tem 14 medalhas. Confira.
. Jogos Pan-Americanos (2007, 2011, 2015 e 2019)
. Campeonatos Mundiais (2010, 2011, 2013 – duas-, 2014, 2017 e 2019)
. Jogos Olímpicos (2012, 2016 e 2021).
Mayra é a maior vencedora de Campeonatos Mundiais do país – ganhou seis medalhas: dois ouros, três bronzes e uma prata.
Superação
Oito meses antes das Olimpíadas de Tóquio, Mayra teve uma lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo e precisou se submeter a uma cirurgia —a sétima pela qual seu corpo já passou. A judoca, que ficou nove meses sem competir., contou com a ajuda da irmã e fisioterapeuta, Hellen Aguiar, no processo de recuperação.
Fonte: CUT