Palmas sedia o maior evento de esporte de aposentados do país nesta semana

Palmas sedia o maior evento de esporte de aposentados do país nesta semana

O esporte e a diversão vão dominar Palmas (TO), cidade-sede do CINFAABB 2023 – Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil, de 24 a 31 de maio, na AABB da capital do Tocantins, no Plano Diretor Sul.

O CINFAABB, maior evento esportivo de aposentados do mundo, receberá mais de 3 mil pessoas, entre atletas, familiares, autoridades e parceiros. O Campeonato promete movimentar a economia da cidade e região, nos setores hoteleiro, turismo, comércio e alimentação. Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, os hotéis de Palmas já estão com 98% de reservas para a data do evento.

O Presidente da Agência Municipal de Turismo de Palmas, Giovanni Alessandro Assis Silva, diz que o CINFAABB 2023 Palmas resulta na movimentação da economia de todo o trade turístico, fomentando toda a cadeia produtiva do turismo e gerando empregos e renda. “O setor de alimentação, por exemplo, já se prepara para oferecer o melhor da gastronomia palmense para receber os turistas, no período do Campeonato”, destaca.

Giovanni salienta que Palmas tem a beleza do pôr do sol e o calor humano da população. Tem praias o ano inteiro, cachoeiras, feiras, lindos parques e praças. “Todos terão uma experiência única na capital mais jovem do país. Palmas é perfeita na qualidade de vida dos idosos e aposentados. Teremos uma imensa alegria em receber todos os atletas e seus familiares”.

A expectativa é de que participem mais de 1.200 atletas das AABBs do país inteiro, para disputarem nas modalidades de atletismo, beach tennis, buraco, canastra, dominó, futebol minicampo, natação, sinuca, tênis de mesa, tênis de quadra, truco, voleibol e xadrez. As categorias feminina e masculina serão divididas em master (50 anos), supermaster (60 anos), hipermaster (65 anos) e a ultramaster (70 anos).

Serão oito dias de muita alegria, competição e integração. No primeiro dia (24), será realizada a cerimônia de abertura, às 18h30. As competições esportivas começam na quinta-feira (25/05). A transmissão será pelo Canal da TV FENABBhttps://www.youtube.com/@TVFENABBFederacaodasAABBs, no Youtube. Confira a programação aquihttps://fenabb.org.br/wp-content/uploads/2022/12/Programacao-Previa-CINFABB-2023.pdf.

O Presidente da FENABB, Gustavo Boeira, diz que as expectativas são as melhores para esta grande festa do esporte. Segundo ele, o CINFAABB é um evento consolidado, que promove a qualidade de vida, incentiva a prática esportiva para pessoas de todas as idades e garante a integração entre a Federação, o Banco do Brasil e a Comunidade.

“Estamos cuidando de todos os detalhes para que os participantes tenham uma experiência única, com muita confraternização, novas amizades, qualidade de vida e, principalmente, espírito esportivo. Nossos atletas fazem parte de uma história de 214 anos do BB, e de 45 anos da FENABB, e isso é uma grande responsabilidade, é a representatividade da força do Sistema AABB e do Banco do Brasil”, declara.

Esporte – Nunca é tarde para praticar

“Se ficar parado, as dobradiças do corpo começam a enferrujar”, o alerta é do oncologista Drauzio Varella, que aos 80 anos se orgulha por ter completado a maratona de Londres e ganhar a medalha das Six Major Marathon. Ele sempre esteve em movimento com alguma atividade física.

O CINFAABB tem mostrado que o sedentarismo não é uma decisão sábia, quando os assuntos são saúde e qualidade de vida. O campeonato reúne atletas de 50 a 70 anos. Muitos têm percorrido o país inteiro, em várias edições, para competir e mostrar que não existe decadência na aposentadoria.

O atleta do futebol, Paulo Vicente Fronza, de 60 anos, se aposentou há 7 anos e há 5 participa do Campeonato. Ele encerrou a carreira como Gerente Geral, no Banco do Brasil, em Passo Fundo (RS). Assim, como o Dr. Drauzio, sempre praticou atividade física, o que o manteve em forma física a vida toda.

“O Campeonato é muito importante para a manutenção da atividade física, mental e motivacional dos aposentados, pois descobrem que ainda têm muitas coisas boas na vida, após a aposentadoria. Nosso grupo está “motivadíssimo” e com muita energia positiva para o evento”, declara.

Redação