Secretário de Saúde de Miracema demonstra insatisfação com erros recorrentes no Boletim Epidemiológico Estadual
A Prefeitura de Miracema do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público externar sua indignação e insatisfação quanto aos recorrentes equívocos presentes no Boletim Epidemiológico Estadual da covid-19, que insiste erroneamente em registrar casos confirmados para o município, números que não correspondem com a realidade da cidade.
Por quatro vezes, equivocadamente, a Secretaria Estadual da Saúde registrou casos confirmados para Miracema, o 1º paciente seria de Araguaína (16/05), o 2º foi registrado com duplicidade (17/05), constando por 02 vezes no boletim, o 3º era de Minas Gerais (18/05) e o 4º de Palmas (20/05). A Gestão preocupa-se, pois, tais divergências causam especulação e pânico na população, além de colocar o boletim epidemiológico municipal em descrédito.
A Secretaria Municipal da Saúde acompanha diariamente as notificações, os testes e os casos monitorados. Inclusive, verifica o Boletim Estadual constantemente e contesta quando há erros, justamente para garantir a veracidade e a transparência das informações.
Em nota, a Secretaria Estadual informou que todas as informações são provenientes do Ministério da Saúde, alimentado pelos municípios no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Gal), utilizado pelos municípios para cadastro das mostras que serão encaminhadas ao Lacen para a realização de testes e o E-SUS-VE é a ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos da Covid-19.
A nota diz ainda que o Estado não irá confirmar residências junto aos municípios, e que estes devem ficar atentos aos dados informados nos Boletins Epidemiológico diários, nos sistemas de notificação e cadastro de exames e que qualquer divergência deverá ser informada ao Cievs/COE do Estado que fará as correções nos próximos boletins.
O Secretário Municipal de Saúde Leal Júnior, ressalta que tais divergências incentivam às especulações e colocam em dúvida o boletim municipal, que vem sendo acompanhado e emitido com muita responsabilidade e profissionalismo.
“Não acredito que permanecer no erro, transferir a responsabilidade e simplesmente fazer uma correção depois de toda a repercussão ter acontecido seja a solução. Muito pelo contrário, é necessário aperfeiçoar esta coleta de dados para que os equívocos não aconteçam, e sim essas informações teriam que ser checadas antes da divulgação. Pois, acredito que corrigir algo no dia seguinte dê mais trabalho do que checar antes. É preciso ter mais competência na prestação de serviços à comunidade tocantinense, pois não sou o único secretário a se incomodar com esta situação”, enfatizou o secretário.
Fonte: Prefeitura de Miracema do Tocantins
Foto: Ronys Rocha