Do Tocantins, Valdemar Júnior é indicado ao cargo de presidente da UPM
Por Maisa Medeiros – Aleto
Os parlamentares da UPM (União de Parlamentares Sul –Americanos e do Mercosul) indicaram na tarde desta terça-feira, 16, o deputado Valdemar Júnior para presidente da entidade. A eleição e posse da nova Diretoria e demais cargos será realizada no plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 17, às 14 horas.
A indicação do deputado Valdemar Júnior, que é o atual vice-presidente da UPM pelo Brasil, ocorreu durante reunião da Mesa Diretiva, no Palácio Araguaia. Os deputados Gutierres Torquato e Cláudia Lelis também foram indicados para integrar a nova diretoria.
Na reunião conduzida pelo presidente da UPM, senador pela Argentina Alejandro Cellillo, foram tratados assuntos referentes à agenda de atividades deste ano, calendário de eventos e propostas de integração dos países envolvidos e ainda sobre a eleição.
A ampliação da participação de parlamentares brasileiros na UPM foi uma das sugestões da reunião. Para o deputado de Sergipe, George Passos, a troca de experiência e interação com os parlamentares estrangeiros têm enriquecido o debate e as propostas para as áreas econômicas, políticas e sociais.
Agrotins
Na manhã desta quarta-feira, 17,os parlamentares da comitiva da UPM visitaram a Feira da Agrotins.
Participam das reuniões em Palmas representantes do Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile, além de deputados dos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Goiás e Minas Gerais e, claro, do Tocantins.
O encontro tem a finalidade de discutir temas de interesse dos países da América Latina e do Mercosul. A UPM é uma entidade que trabalha para promover debates entre os seus representantes com vistas a definir políticas públicas e contribuir com a integração desses países.