Live: A invisibilidade da mulher negra, discutindo narrativas e vivências
A Invisibilidade da Mulher Negra: Narrativas e Vivências será o tema a ser debatido em live que irá acontecer nesta sexta-feira, 24, às 20h no canal do Youtube, Resistência Contemporânea. As lives no atual momento, tem se tornado cada vez mais parte do nosso cotidiano e tem sido uma ferramenta muito utilizada, sendo elas com múltiplas finalidades, desde entreter, comunicar, mas principalmente estabelecer discussões necessárias e de forma acessível para população.
“A live foi uma iniciativa do canal Residencial Contemporânea, eles me convidaram para que eu organizasse uma live com um tema que eu achasse pertinente, e como nós estamos no julho das pretas eu pensei em trazer uma discussão sobre as mulheres negras nas suas diversidades, esse debate é muito importante. Em geral as mulheres negras são sistematicamente invisibilizadas e silenciadas o que resulta na perpetuação de inúmeras violências” destacou uma das organizadoras, Karina Custódio.
Entender a invisibilidade da mulher negra exige um diálogo complexo, levando em consideração que esse processo de silenciar essas mulheres vem sendo perpetuado por gerações e envolve mazelas sociais que se tornaram o alicerce da nossa sociedade. O propósito da live é levantar, discutir e questionar as relações que resultam na invisibilidade dessas mulheres, compreendendo primeiramente contexto geral visando debater sobre as inúmeras formas de opressão sofrida por esse grupo e também abordar o tema de forma interseccional com locais de fala e vivências diferentes.