Festival Gastronômico de Arraias 2020 abre inscrições para edição online

Festival Gastronômico de Arraias 2020 abre inscrições para edição online

Estão abertas as inscrições para o 4° Festival Gastronômico de Arraias. O evento busca promover e valorizar a memória, a identidade culinária tradicional e a conservação do bioma a partir das práticas culinárias dos povos do Cerrado, além de gerar renda para as comunidades envolvidas.

Em função das restrições necessárias ao controle da covid-19, o evento será virtual, com transmissão por meio das redes sociais do projeto de pesquisa e extensão, GOsTO – Um punhado de Mandioca e um bocado de Cerrado, vinculado ao Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus Arraias.

Podem participar do 4° FGA pessoas físicas que residam em todo o território do bioma Cerrado. Os interessados têm até 30 de setembro para conferir o edital e preencher o formulário de inscrição no site http://www.gostocerrado.com.

As receitas concorrentes deverão ser descritas e conter, obrigatoriamente, ao menos um dos insumos regionais e/ou nativos do Cerrado, como frutas típicas e temperos. Como os produtos deverão ser enviados para degustação, este ano, o Festival terá apenas três categorias: Geleia, Compota Doce e Licor.

A homologação das inscrições será publicada no dia 5 de outubro. Entre os dias 21 e 25 de setembro serão realizadas oficinas de capacitação, que vão desde o processo de esterilização de potes e etiquetagem ao preparo de doces, geleia, licores entre outros. Elas estarão abertas para todos que queiram participar e serão certificadas. Todas as receitas passarão pela etapa de degustação, independente de participação nas oficinas.

A avaliação dos pratos será feita por três chefes de cozinha especialistas em gastronomia do Cerrado, nos dias 29 e 30 de outubro. O resultado será divulgado no dia 31, durante cozinha show que será transmitida ao vivo pelo canal GOsTOCerrado, no YouTube. Haverá premiação em dinheiro.

Apoio

Nesta edição, qualquer pessoa pode colaborar com a realização do Festival Gastronômico de Arraias, por meio da plataforma de financiamento coletivo Cartase. O link de acesso está no site http://www.gostocerrado.com.

Redação