Ação popular solidária é destaque após incêndio destruir casa em Augustinópolis
No município de Augustinópolis na manhã de quarta-feira, 22, um incêndio deixou uma família desabrigada e a população se mobiliza em ações de solidariedade.
As iniciativas dos moradores da cidade em prestar assistência e amparo é algo que tem marcado todo o processo de reconstrução da vida desta família e tem sido fundamental no conforto e bem-estar deles, que já conseguiram moradia temporária, doação de alimentos, móveis, materiais de construção entre outros.
Solidariedade
A casa de Maria Edileuza Alves, conhecida popularmente como Dona Dileuza amanheceu em chamas, no local em questão residia um total de sete pessoas e felizmente ninguém saiu ferido.
“A família está sendo muito bem assistida, a assistente social já foi lá orientar ela, ela também recebeu bastante doação inclusive cama, colchão, roupas, toalhas de banho, itens de alimentos também, algumas pessoas fizeram doação em dinheiro, a gente tem muito que agradecer a solidariedade das pessoas”, revelou a nora de Dona Dileuza, Antônia Cláudia
A família agora se encontra em uma casa, na mesma rua, que foi cedida por uma comadre de Dona Dileuza, desde o ocorrido a família tem recebido muito apoio por parte da população e dos gestores do município. Em grupo no Whatsapp foi criada uma rede de solidariedade, onde contém todos as informações para aqueles que desejam ajudar com os utensílios e materiais para reconstrução da casa.
Link do Grupo: https://chat.whatsapp.com/KbRU7GWOUO2E89OyjxhX4v
O Incêndio
Segundo informações da família, o fogo foi provocado por um ventilador presente em um dos quartos da casa, a chama que cresceu rápido logo atingiu as camas se tornando difícil de controlar. Cláudia relatou sobre os impactos do incêndio, e o que foi preservado “Eles perderam os documentos, só o que não queimou foi o quarto do idoso, pai da minha sogra, e na cozinha que ficou a geladeira e uma mesa, agora armários, sofá, televisão, ventilador, guarda-roupa, cama, roupas tudo se acabou, não ficou nada”.
Link do vídeo da casa: https://youtu.be/M4LDuRGvz1s
Como agir em caso de incêndio
- Primeiramente, manter a calma;
- Procurar uma saída segura com pressa, mais sem correria, empurrões e nem atropelos;
- No momento da saída tente avisar ao máximo de pessoas possível os companheiros.
- Se ficar preso, cubra o nariz com um pano molhado e procure molhar o local o máximo que conseguir. Isso evitará que as chamas o alcance;
- Ao sair fechar portas e janelas. Isso diminui o oxigênio no local e pode evitar que a propagação evolua;
- Não voltar para pegar qualquer objeto;
- Fique atento a pessoas nervosas e descontroladas, elas podem representar um perigo para os demais;
- Manter o foco e não subestimar o poder do fogo;