Adapec realiza operação de combate ao comércio clandestino de produtos lácteos em Augustinópolis

Adapec realiza operação de combate ao comércio clandestino de produtos lácteos em Augustinópolis
Produtos clandestinos podem causar danos à saúde pública/Adapec

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou na última semana uma operação de combate ao comércio clandestino de produtos lácteos, no município deAugustinópolis, na região extremo-norte do Estado. Foram autuados e interditados dois laticínios clandestinos.

Os dois estabelecimentos funcionavam na zona rural do município, sem autorização de nenhum órgão de inspeção oficial, estava fora dos padrões higiênico-sanitários exigidos por lei, sendo que um deles ficava ao lado de uma pocilga. Os produtos geralmente eram comercializados em lanchonetes e restaurantes da região.

De acordo com o inspetor de defesa agropecuária, Ricardo Matarazzo, em um dos laticínios foi apreendidos 180 kg de queijos, 700 embalagens com rotulagem não aprovada, 713 litros de leite e 89 kg de creme de soro. Os produtos foram descartados no aterro sanitário.

Orientação

O Tocantins disponibiliza aos empresários três selos sob a sua responsabilidade para que eles avaliem o que mais assemelha às suas condições de investimentos e abrangência territorial de comercialização. Além do SIE, tem o Sisbi, com equivalência federal e foi criado recentemente o selo artesanal, todos para atender as demandas do pequeno, médio e grande empresário. Vale lembrar que existem em outras esferas os selos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Redação