Agências do INSS retomam nesta segunda, 14, atendimento presencial; TO não adere reabertura

Agências do INSS retomam nesta segunda, 14, atendimento presencial; TO não adere reabertura

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomam as atividades presenciais a partir desta segunda-feira, 14. Nesta primeira fase de reabertura, somente os atendimentos agendados previamente serão realizados nas agências, incluindo, em alguns casos, a retomada da perícia médica previdenciária, que ocorrerá apenas em unidades específicas.

De acordo com o INSS, cerca de 600 agências estarão reabertas. Entretanto, nenhuma das 13 agências do instituto no Tocantins vão aderir a reabertura. O número representa menos da metade das unidades do INSS, mas corresponde às maiores agências, as que tem maior capacidade de atendimento. O governo deve divulgar ao longo da semana a lista completa das agências abertas, mas o segurado já pode consultar a informação no aplicativo Meu INSS ou no telefone 135.

As pessoas só devem ir às agências estando com agendamento prévio feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. Qualquer dúvida pode ser tirada pelo 135 ou pelo chat Helô. dentro do aplicativo”, afirmou o presidente do INSS, Leonardo Rolim Guimarães, na última sexta-feira, 11, ao anunciar a reabertura. O horário de funcionamento das agências será de 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

“Um outro ponto importante que a gente precisa lembrar as pessoas é que não devem procurar agendamento para aqueles serviços que podem ser feitos de forma remota, por exemplo, uma aposentadoria, pensão, salário-maternidade. Esses serviços continuam sendo feitos remotamente”, acrescentou Rolim. 

Tocantins

No estado, o INSS informou que os materiais de proteção ainda estão em fase de implantação e que o retorno só vai ocorrer quando tudo estiver 100% preparado, mas não divulgou um prazo para a reabertura no Tocantins.

Os serviços continuam pelos canais remotos, como o aplicativo ‘Meu INSS’ para smartphones, a central telefônica 135 e os telefones das agências onde os beneficiários podem sanar dúvidas.

Confira abaixo a nota à imprensa do INSS a respeito da não reabertura no estado:

A Gerência Executiva do INSS em Palmas informa que no dia 14/09/2020 as Agências da Previdência Social do estado do Tocantins não retornarão o atendimento presencial ao público. O fato se deve ao período de pandemia pelo qual estamos passando, ao qual é de suma importância a saúde e segurança de servidores e segurados para a reabertura. Os materiais de proteção individuais estão em fase final de implementação, assim como os contratos vitais para o funcionamento das atividades em nossas dependências. Retornaremos com a certeza de estarmos preparados 100% para resguardar a integridade física de todos. Informamos portanto, que os serviços continuam a serem prestados via canal remoto “Meu INSS” (APP, internet), central telefônica: “135” e demais telefones das Agências (tira-dúvidas):

APS Palmas: 3233 3198 / 3233 3042

APS Araguaína: 3421 1465

APS Gurupi: 3351 2276

APS Miracema: 3233 3169

APS Araguatins: 3474 1181

APS Arraias: 3233 3173; (62) 996480067

APS Dianópolis: 3233 3172

APS Paraíso: 3233 3153

APS Porto Nacional: 3363 1819

APS Tocantinópolis: (63) 98158 0395

APS Colinas: (63) 99225 7069

APS Guaraí: 3464 2474

APS Arapoema: 3435 1148

Procedimentos de reabertura

Além do número limitado de atendimentos, as pessoas que forem às agências devem usar máscaras e ter a temperatura corporal aferida por meio de termômetro infravermelho. Se for constatada temperatura acima de 37,5 graus, o segurado não poderá nem sequer entrar na agência, e ainda será orientado a procurar um serviço médico.

As orientações incluem chegar pouco antes do horário marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mínimo de um metro das outras pessoas. Servidores do INSS usarão equipamentos de proteção individual durante os atendimentos. No caso das agências que contarão com o serviço de perícia médica previdenciária, houve um reforço ainda maior nos protocolos de higiene.

Entre os serviços que poderão ser realizados presencialmente estão o cumprimento de exigência, avaliação social, justificação administrativa ou social (caso em que a pessoa precisa levar um documento para comprovar tempo de serviço que não não está no cadastro oficial), reabilitação profissional e perícia médica (apenas em algumas agências).

Antecipação de benefícios

Desde março, quando o atendimento presencial foi suspenso, o INSS informou que foram concedidas antecipações de 186 mil benefícios de Prestação Continuada (BPCs), pago a pessoas com deficiência, e 876 mil antecipações de auxílios-doença. Ainda segundo a autarquia, o governo reduziu a quantidade de requerimentos que estavam sob análise do INSS desde o início da pandemia.

Em junho do ano passado, quando a fila de requerimentos que dependiam de um parecer da autarquia chegou ao ápice, havia um total de 2,32 milhões de pedidos em análise. Em janeiro desse ano, a fila tinha caído 1,635 milhão. No início da pandemia, em março, quando o INSS fechou o atendimento ao público, houve uma nova redução, para 1,30 milhão. Hoje, essa fila está em 758 mil.

Apesar da redução do número de requerimentos sob análise do INSS, aumentou a quantidade de requerimentos em exigência, que são aqueles que dependem de uma informação complementar ou documento por parte do segurado. Atualmente, esses requerimentos somam 906 mil na fila.

(Com informações Agência Brasil)

Redação