Baque Mulher Tocantins realizará oficinas de maracatu online em outubro
Ao promover acesso gratuito a atividades culturais, o grupo de maracatu Baque Mulher Tocantins realizará oficinas online e interativas de Maracatu durante o mês de outubro de 2021. O projeto “Baque Mulher Por Todas!” contará com apresentações online e ao vivo, e visa ampliar e fortalecer a rede de mulheres que vivenciam o Maracatu de Baque Virado.
O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro, e irá proporcionar encontros artísticos entre Joana Cavalcante, Mestra da Nação Encanto do Pina e fundadora do Movimento Baque Mulher, Sara Ramos, coordenadora do grupo no estado, e também de demais integrantes do grupo de maracatu convidado – Baque Mulher Tocantins.
O Baque Mulher Por Todas deseja também estimular diversas trocas de conhecimentos e saberes entre mulheres, e conta com o apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), por meio do edital do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O Baque Mulher Tocantins integra o Movimento Nacional Feministas do Baque Virado, presente em cerca de 31 cidades do Brasil, mas é o único grupo exclusivamente de Maracatu no Tocantins.
Arquivo Baque Mulher Tocantins
Segundo Sara Ramos, o projeto vai divulgar conhecimentos sobre o maracatu para as mulheres tocantinenses. “Para além de só entretenimento, vamos espalhar informação sobre o que é o maracatu. Nesse momento de pandemia muitos grupos estão com dificuldades de se encontrarem de uma forma segura, então será a maneira da nossa reconexão. E assim, poderemos dizer que a nossa cultura ainda está viva”, afirmou.
Sara ainda enfatizou que, nesse momento de pandemia, aumentaram-se em grande escala os casos de violência doméstica contra as mulheres e que o projeto é uma oportunidade sobre ponderações sobre a luta de gênero, espaços de acolhimentos, e também formas para que mulheres se fortaleçam e se protejam.
Cuidados com o Coronavírus
Devido a Pandemia de COVID-19, as participantes e demais equipes tomarão todas as medidas de saúde necessárias para a realização das lives, que serão disponibilizadas em plataformas que democratizem a aproximação e participação do público tocantinense.