Câmara aprova projeto que cria a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Intestino

Câmara aprova projeto que cria a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Intestino

Foto: Chico Sisto 

Por Paulo de Deus – Ascom

Foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo Poder Executivo o projeto de lei Nº 2.791 que institui na cidade de Palmas a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Intestino. O projeto foi de autoria do vereador Eudes Assis (PSDB).

A campanha tem o objetivo de alertar, educar, e mobilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de intestino; conscientizar e tornar acessíveis informações voltadas aos direitos dos pacientes; sensibilizar a imprensa e por meio dela ampliar a disseminação das informações para o maior volume de pessoas; promover a conscientização sobre a existência de exames de prevenção, diagnóstico e tratamentos avançados e seguros e também fortalecer e estreitar o relacionamento junto às instituições e associações, que visem sobre o combate ao câncer do cólon e reto (intestino), assim como a imprensa e opinião pública.

Para o vereador Eudes a criação da campanha irá conscientizar a sociedade a buscar prevenção e tratamento precoce contra a doença. “Precisamos conscientizar nossa população já que o câncer de intestino é uma doença letal. Esse projeto é de grande importância, pois essa doença é uma das grandes causadoras de mortes no país e também em nossa capital. Por esse motivo vejo a necessidade de intensificar essa campanha, a fim de que, nossa população possa ter consciência da voracidade dessa enfermidade e procure quanto antes os profissionais de saúde para ser feito um diagnóstico precoce” refletiu Eudes.

 A Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de Intestino passa a ser comemorada anualmente na segunda semana do mês de março e ficou institucionalizada a cor verde como símbolo do combate à doença e para chamar a atenção da sociedade e convidar a população a participar das programações. O projeto foi sancionado e publicado pelo poder Executivo no dia 16 de dezembro de 2022.

Redação