Capes estende período de vigência de bolsas de pesquisa

Capes estende período de vigência de bolsas de pesquisa
Rio de Janeiro - A Universidade Estadual do Rio de Janeiro(Uerj) volta às aulas. De acordo com os diretores, a decisão pela volta deve-se ao avanço no restabelecimento das condições mínimas de limpeza, manutenção de elevadores e segurança e à preocupação com o enorme prejuízo que os sucessivos adiamentos vêm impondo aos estudantes de graduação e do Colégio de Aplicação (CAP). Profundamente atingida pela crise financeira do governo fluminense, a Uerj adiou cinco vezes o início das aulas referentes ao segundo semestre de 2016. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou hoje, 20, que prorrogará as bolsas de pesquisa que já haviam sido estendidas em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A Capes havia mantido o repasse das bolsas por três meses. O objetivo, conforme a fundação, é garantir a continuidade dos estudos diante da situação excepcional gerada pela crise sanitária do coronavírus.

A prorrogação vai atingir os alunos e pesquisadores cujas investigações terminariam no período de vigência da bolsa. De acordo com a Capes, a medida beneficia 20 mil bolsistas.

Mas para fazer jus à extensão, o bolsista precisa fazer o pedido na Instituição de Ensino Superior (IES) no sistema criado para gestão de bolsas e auxílios. A solicitação pode ser realizada a qualquer momento da vigência da bolsa se o beneficiário tiver tido problemas em função da pandemia.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Tânia Rêgo

Redação