Casos de dengue aumentam no Tocantins e causam preocupação a toda população

Casos de dengue aumentam no Tocantins e causam preocupação a toda população

Por Maria do Carmo Ribeiro, estudante de Jornalismo

Casos de dengue aumentam no Tocantins e causam preocupação a toda população e evitar o acúmulo de água para a não proliferação do mosquito Aedes aegypti é uma simples ação que pode salvar vidas.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o final do ano passado foram 5.385 confirmações de casos de dengue no Tocantins. Um aumento de 218% em comparação a 2020 que registrou 1.691 casos.

Maria do Socorro que é moradora de Palmas é uma das pessoas que já teve dengue e disse que jamais quer tê-la novamente. Segundo ela, “a dengue é uma doença que demora e maltrata muito a gente. Quem já teve, o que mais quer é evitar ter de novo, principalmente nesse tempo de pandemia da Covid-19 que é mais perigoso ainda, então, precisamos evitar muitas coisas que parecem simples, mas são muito necessárias, como por exemplo, não deixar água acumular, principalmente nos potinhos das plantas que ficam dentro de casa”, disse ela.

Apesar das orientações à população, os casos de dengue no Tocantins aumentaram em 2021 e o Estado aparece entre as Unidades da Federação que apresentaram taxas maiores que a do Brasil, segundo dados divulgados no Boletim Epidemiológico nº 44 de dezembro/2021 do Ministério da Saúde.

Orientações básicas como não deixar água acumulada, principalmente no período em que as chuvas estão mais intensas, pode ser uma receita que precisa ser seguida diariamente para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, a dengue.

Comentários do Facebook

Redação