Cedeca participa da Assembleia do MEDHTO

Cedeca participa da Assembleia do MEDHTO

O Movimento Estadual dos Direitos Humanos do Tocantins, reuniu diversas entidades que atuam em diferentes áreas dos direitos humanos, com o objetivo de debater o planejamento de gestão para o próximo ano e fortalecer o movimento. 

Por Izadora Porto / Ascom Cedeca

Aconteceu neste sábado (03), no município de Paraíso – TO, a Assembleia Geral do Movimento Estadual dos Direitos Humanos do Tocantins (MEDHTO). O evento teve como intuito avaliar as ações realizadas neste ano e deliberar as atividades para o ano de 2023. Como uma das Organizações associadas, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Glória de Ivone, foi um dos presentes durante à programação.

Luana Porto, consultora e representante do Cedeca, compareceu à assembleia e diz que foi uma ótima oportunidade de trocar experiências entre as entidades defensoras dos direitos humanos e também colaboradoras do MEDH. “Cada instituição é responsável por uma frente de atuação nos direitos humanos, então além de tudo, é um momento de partilhar os saberes e aprendizados que aconteceram durante o ano”, afirma

A consultora ainda conta como foi participar da programação do evento. “Nessa ocasião, participamos de uma oficina do projeto Sementes de Proteção, que trabalha a defesa e à autodefesa de defensores dos direitos humanos, fizemos uma avaliação das atividades realizadas pelo movimento e também ajudamos no planejamento de ações para o ano que vem”. 

Responsável pela organização da assembleia, a coordenadora do MEDHTO, Maria Vanir, explica que o “evento aconteceu com o propósito de fortalecer o movimento dos Direitos Humanos no Tocantins e intensificar a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente com foco nas mudanças climáticas”. 

Na programação, além da assembleia, o evento iniciou com oficina ministrada pelo Frei José Fernandes da Comissão Justiça e paz do Brasil e seguiu com debates sobre ações do projeto Direitos Humanos e Socioambientais em Palmas e Coletivo de Adolescentes Educadores Ambientais. 

O MEDH Tocantins é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que atua conforme os princípios de igualdade, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência. A organização é associada ao Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH). 

Acompanhe o Cedeca

Fundado em 2007, o Cedeca é uma Organização que luta pelos direitos de crianças e adolescentes no Tocantins.

Com projetos que combatem à violência, garantem o acesso à justiça e conscientiza sobre direitos de meninas e meninos, a Organização já conquistou três prêmios de reconhecimento. São eles o Prêmio de Boas Práticas em Direitos Humanos do Tocantins, concedido pelo Governo do Estado, o Terceiro desafio de acesso à justiça, do Instituto Matos Filho e o prêmio Itaú Unicef, obtido em 2017.

Além do Movimento Estadual dos Direitos Humanos do Tocantins (MEDHTO), atualmente, a organização colabora com mais 16 espaços de atuação. 

Para acompanhar as atividades do Cedeca é possível seguir suas redes sociais, Instagram, Facebook e Twitter, ou ainda se inscrever em sua newsletter. Aqueles e aquelas que desejem contribuir para à Organização, podem se voluntariar, ou doar para o pix 63 999322010.

Redação