Célio Moura ajuíza ação contra Energisa por aumento em meio a pandemia
O deputado federal tocantinense Célio Moura (PT), ajuizou nesta segunda-feira, 06, uma Ação Popular contra a prestadora de serviço de energia elétrica no Tocantins, Energisa.
“É importante lançar luz ao abuso e arbitrariedade da Energisa, que além do precário serviço que vem executando ( com reclamações generalizadas por parte dos consumidores) agora quer elevar em 8,54% seus lucros, em plena crise da pandemia do coronavírus. Infelizmente a ANEEL aprovou o reajuste” diz o deputado.
Célio explica que não é justo que os cidadãos paguem essa conta, “Esse aumento, especialmente agora, é lesivo ao nosso povo.É preciso fazer justiça ao nosso estado e a nossa população. Não podemos aceitar mais essa sanha por lucro da empresa privada Energisa. Justiça seja feita: mais aumento de preço na energia elétrica não”, concluiu Moura.
Entenda
Em 28 de junho de 2020, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste médio de 7,17% nas tarifas da Energisa Tocantins. Para consumidores conectados à alta tensão, o aumento será de 1,79%, e para a baixa tensão, a alta será de 8,54%.
O reajuste diz respeito à quinta revisão tarifária periódica da distribuidora, processo realizado de quatro em quatro anos que visa manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão.
As novas tarifas vigoram a partir de 4 de julho. A Energisa Tocantins atende a 604 mil unidades consumidoras em 139 municípios do Estado.