Circuito Oficineiro: projeto aprovado no Promic abre inscrições em Palmas

Circuito Oficineiro: projeto aprovado no Promic abre inscrições em Palmas

O ‘Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais’, que promoverá capacitação para participação em editais de fomento à cultura, inicia inscrições nesta segunda-feira, 26. As oficinas gratuitas serão realizadas nos dias 8 e 22 de maio, e 5 e 19 de junho, e as inscrições podem ser realizadas através do e-mail [email protected] ou pelo whatsapp (63) 9 9230-3182.

O projeto tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Fundação Cultural de Palmas (FCP). As oficinas serão ministradas pelo jornalista e gestor cultural, Ronaldo Teixeira.

O ‘Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais’ tem como objetivo a capacitação de artistas e produtores culturais para formatação de seus projetos dentro das coordenadas adotadas pelo Edital Promic, da FCP, do ProCultura, do Governo do Tocantins, e que segue o padrão do Sistema Nacional de Cultura (SNC), além de servir como base para outros editais da iniciativa privada (como o Rumos Itaú Cultural, Vivo, Natura). Podem participar escritores, poetas, pintores, escultores, dançarinos, teatrólogos, artesãos, músicos, atores, bem como produtores e agentes culturais do Município com idade a partir de 16 anos.

Segundo Ronaldo Teixeira, a capacitação de artistas, agentes e produtores culturais se dará por meio de teoria e prática. “Ao final, cada um dos participantes sairá com o seu projeto formatado e salvo, restando apenas que atualize ou adeque o seu projeto quando diante de um edital específico.”

Conforme Teixeira, só será necessário atualizar detalhes específicos, a exemplo de planilha orçamentária e cronograma de execução. “Sabemos que é praticamente impossível você formatar um projeto em apenas cinco horas, por isso, irei acompanhar cada um dos participantes, via email ou whatsapp, a fim de que eles possam ter seus projetos plenamente formatados”, explica.

Ainda de acordo com o jornalista, essa é uma boa hora para a capacitação dos artistas, visto que a prorrogação da Lei Aldir Blanc acaba de ser aprovada em todo o País. “Vários municípios que não utilizaram os recursos dessa Lei deverão lançar novos editais, resultando numa ótima oportunidade para os nossos artistas que, como todos sabem, estão passando por dificuldades devido à pandemia,” finalizou.

Ronaldo Teixeira

Ronaldo Coelho Teixeira, poeta, escritor e jornalista cearense, radicado no Tocantins. Por quatro vezes ganhou a ‘Bolsa Maximiano da Matta Teixeira’, do Governo do Tocantins, com experiência na formatação de projetos nas áreas de música e literatura tendo sido aprovado em editais tanto do setor privado, como público nas esferas municipal, estadual e federal, tais como ‘Visuautoretrato’, sobre a vida e obra do artista plástico Mauro Cunha (In Memorian), e ‘Agenda Tocantina’ (2015); ‘Folia Dourada’ – Gravação de CD de Música de Chiquinho Chokolate; ‘Projeto Meninos do São João’, do cantor Dorivã; ‘Feira de Cá – Keila Lipe Interpreta Sucessos Tocantinenses nas Feiras de Palmas’, também aprovado no Promic 2019, entre outros.

Promic

O Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) fomenta, por meio de edital, projetos artísticos, culturais e de cidadania com recursos financeiros do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, da Prefeitura Municipal de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas. O Promic tem como objetivo incentivar, valorizar, estimular, fortalecer, capacitar e difundir bens e serviços culturais em Palmas, patrocinando por meio de seleção pública, projetos que buscam realizar pesquisas, criação, produção e circulação de trabalhos culturais e artísticos.

Serviço

O quê: Inscrições para as oficinas gratuitas do Projeto ‘Circuito oficineiro – oficina de formatação de projetos culturais’, de Ronaldo Teixeira – 26 de abril

Quando: 08/05; 22/05; 05/06 e 19/06 – das 13h às 18h30

Informações: (63) 9 9230-3182 / [email protected]

Comentários do Facebook

Redação