Com 800 casos de abuso sexual contra crianças no TO em 2022, Porto Nacional faz atividades para conscientizar sociedade
Foto: Dornil Sobrinho
Palestras, músicas, teatros e até apresentação de karatê, marcaram a solenidade realizada pela prefeitura de Porto Nacional por meio da secretaria municipal da Assistência Social e Habitação, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada anualmente no dia 18 de maio. A ação, que contou com a presença de escolas, judiciário, secretários e da Banda Municipal, foi realizada no Centro de Convenções Vicente de Paula e teve como foco principal, mobilizar a sociedade portuense e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de menores.
Além do dia alusivo, a secretaria da Assistência Social e Habitação de Porto Nacional, segue intensificando durante todo o mês as ações de blitzes educativas, rodas conversas, palestras e até visitas de orientações em alusão a campanha “Maio Laranja”, visando levar informação para a comunidade, sensibilizá-los e acolher vítimas de abuso e exploração sexual no município.
De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, no Brasil houve um aumento nos três primeiros meses de 2023 de quase 70% em relação ao mesmo período do ano passado, mais de 17 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes foram registradas pelo disque 100. No Tocantins, dados divulgados pelo Ministério Público mostram que no ano de 2022, foram registrados um total de quase 800 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
(Com informações da Prefeitura de Porto Nacional)