Com UPA de Palmas superlotada, pacientes com Covid-19 são transferidos para evitar sobrecarga

Com UPA de Palmas superlotada, pacientes com Covid-19 são transferidos para evitar sobrecarga

Mais de 10 pacientes diagnosticados com coronavírus que estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, em Palmas, precisaram ser transferidos após o local ficar superlotado. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) a medida foi tomada para “evitar a sobrecarga que pode ocasionar a falta de oxigênio”.

As transferências ocorreram por volta de 23h50 desta quarta-feira, 24. Segundo a Prefeitura, os pacientes com quadros mais leves e que precisavam de leitos clínicos foram retirados da UPA enquanto os casos graves e moderados permaneceram na unidade.

Já a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que “em razão da extrema urgência ocorrida na UPA de Palmas – falta de oxigênio – ” a rede estadual recebeu 12 pacientes, incluindo pessoas em estado grave. Dentre eles, 10 foram encaminhados para leitos clínicos do Hospital Estadual de Combate a Covid-19, em Palmas, um para leito de UTI do Hospital Geral de Palmas (HGP) e um para leito de UTI do Hospital Dom Orione, em Araguaína.

A Prefeitura informou que não houve falta de oxigênio na unidade porque o local possui uma usina, mas afirmou que o número de pessoas internadas aumentou significativamente.

A Semus informou que nesta quarta-feira 273 pessoas estavam internadas por causas ligadas à Covid-19 em Palmas. Segundo a prefeitura, ao longo do dia houve “ocupação maior que 100%” na UPA da região Sul. A UPA Norte registrou um aumento de internações e estava com 96,8% dos leitos ocupados.

A prefeitura explicou que as UPAs da capital possuem leitos de estabilização e têm mantido os pacientes com quadros graves e moderados enquanto aguardam transferência hospitalar. Com o aumento de internações em todo o estado, algumas pessoas que estão na fila da central de regulação ficam mais de uma semana esperando um leito especializado ser liberado.

Em nota, a Semus informou que as UPAs são unidades de portas abertas e de demanda espontânea para casos de Covid-19, mas “sem liberação de leitos, novos pacientes podem não conseguir atendimento nas unidades”.

Covid-19 em Palmas

Palmas é a cidade do Tocantins com mais casos de coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), só nesta quarta-feira, 24, foram registrados mais 218 diagnósticos e o município passou a somar 34.468 casos e 342 mortes.

Fonte: G1

Foto: Divulgação

Redação