Comunidade Quilombola Dona Juscelina realiza 14ª edição do Dia Nacional da Consciência Negra dias 19 e 20 em Muricilândia

Comunidade Quilombola Dona Juscelina realiza 14ª edição do Dia Nacional da Consciência Negra dias 19 e 20 em Muricilândia

Por Maria do Carmo Ribeiro, estudante de Jornalismo


Sob o tema “Quilombo ‘valorizar é importante’” a Comunidade se prepara para realizar mais um momento de relevância para a cidade e região, com o evento voltado ao Dia Nacional da Consciência Negra.


Neste ano, sem a presença da Matriarca, a inesquecível, dona Juscelina, falecida em julho passado, mas, a equipe diz que está consciente sobre a importância da realização do projeto e o quanto ele significava para ela. Por isso todos os trabalhos serão desenvolvidos em memória do que ela construiu junto à Comunidade.


Para o atual presidente, o professor Manuel Filho Borges, “esse é um momento de tanta comoção pela falta da dona Juscelina, que ninguém sabe explicar o tamanho do sentimento sobre a perda dela, e nesse momento só as lembranças da sua luta para que esses projetos fossem realizados, é o que faz com que a gente vá tendo forças para encarar essa realidade. Mas não é fácil e nunca será”, disse o presidente.


Sobre o Projeto


Há 14 anos, quando começou o projeto, as atividades eram realizadas na Comunidade Quilombola, depois, alguns anos depois passaram para as escolas e agora está voltando novamente para a Comunidade.
Segundo Manuel Filho, “a ideia de trazer o projeto de volta para a Comunidade, partiu das próprias pessoas do grupo, pois, embora elas participassem das atividades nas escolas e tivessem toda liberdade para sugerir, discutir propostas, realizar as ações, mas elas sempre diziam que se fosse no espaço delas, a participação poderia ser melhor e foi aí que elas pediram que o projeto voltasse para a Comunidade e assim seguir construindo a sua própria identidade e em defesa da luta que dona Juscelina sempre teve sobre os projetos do Quilombo”, disse ele.


Da programação
As atividades serão realizadas conforme a seguinte programação:


Dias 19 e 20 de novembro de 2021.


Local: Na Casa Quilombola “Memorial Lucelina Gomes dos Santos”.
Na cidade de Muricilândia-TO, sempre a partir das 8h da manhã.


Das atividades
Haverá palestras, mesa redonda, apresentações culturais com homenagens especiais e, um momento de cerimônia de investidura de cargos de Girôs. As palestras terão certificados para os participantes.


Durante o evento ainda terá bazar de roupas seminovas e usadas, comidas típicas e ainda shows de forró com a participação de artistas da cidade e do próprio Quilombo.


Inesquecível Matriarca do Quilombo Dona Juscelina, Juscelina Gomes dos Santos faleceu em 03 de julho de 2021, aos 91 anos de idade, chegou em Muricilândia ainda nos anos sessenta e sempre trabalhou em defesa da liberdade, herdando a coragem da sua família, à qual era descendente de escravos. Dona Juscelina conseguiu com luta e muita coragem ter os direitos dos remanescentes quilombolas reconhecidos conforme o Decreto número 4887 de 20 de novembro de 2003 e assim criar a Comunidade Quilombola Dona Juscelina na cidade de Muricilândia. Um respeitado Quilombo na Zona Urbana.

Redação