Conheça alimentos naturais e afrodisíacos para apimentar o Dia dos Namorados

Conheça alimentos naturais e afrodisíacos para apimentar o Dia dos Namorados

Por Tamyra Pinheiro

Eles têm sido usados há milhares de anos em todo o mundo e podem ser grandes aliados do organismo, não só alimentando e nutrindo, mas agindo como estimulantes sexuais. São vários os alimentos naturais conhecidos como “afrodisíacos”.

A nutricionista, Tania Felix, relata que os afrodisíacos possuem propriedades nutricionais que favorecem os estímulos sexuais, atuando também na produção hormonal. “Além da capacidade da estimulação orgânica alguns alimentos podem causar o estímulo mental que levam a despertar desejos e ativar a libido”, explica.

A nutricionista fez uma seleção de “alimentos afrodisíacos” que estão disponíveis na Quavi, loja de produtos naturais em Palmas. Entre as oleaginosas estão às castanhas, nozes e amêndoas. “Elas são ricas em zinco, um mineral antioxidante que aumenta a mobilidade dos espermatozoides e garantem a produção da testosterona. A falta de nutrição adequada que contenha zinco suficiente e outras vitaminas para o sistema nervoso, podem causar impotência sexual e perda frequente de libido”, diz a especialista citando também a castanha de baru, fruto típico da região do cerrado.

“A castanha do baru tem uma fama tão grande como alimento afrodisíaco por ajudar tanto na libido masculina quanto na feminina, que tornou-se popularmente conhecida como Viagra do Cerrado”.

Já as sementes de abóbora e romã auxiliam no relaxamento dos vasos sanguíneos favorecendo a ereção masculina e o relaxamento feminino.
Outra com fama de afrodisíaca é a pimenta. “A pimenta geralmente é estimulante para o corpo. Ela aumenta a sensibilidade das terminações nervosas e a frequência cardíaca” diz Tânia, acrescentando na lista outros temperos que também são estimulantes como hortelã, gengibre, manjericão e o açafrão.

Entre as ervas que podem ser consumidas como chás ou em cápsulas, estão a maca peruana e o tribulus terrestres. “A maca peruana é uma planta conhecida por sua lendária capacidade de fornecer energia e por instigar o desejo sexual. Também existem estudos sobre o tribulus terrestres que garantem que ele ajuda em uma vida sexual mais agitada”.

Mais conhecida pelos atletas, a farinha de beterraba é usada como pré-treino para potencializa o desempenho e rendimento, porém o que poucos sabem é que essa farinha também é usada no tratamento da impotência.

“A ereção masculina é ocasionada pela irrigação sanguínea peniana durante a excitação e os compostos presentes na farinha de beterraba como óxido nítrico, fibras, ferro, folato e potássio têm ação vasodilatadora, que promove um maior fluxo sanguíneo nos tecidos e adjacentes. Além de ser de fácil e rápida absorção”, diz a nutricionista.

Para quem busca criar um clima mais apimentado o dia dos namorados ainda vale incluir nessa lista o óleo essencial de Ylang Ylang, usado para intensificar a união do casal e estimular a libido, o vinho orgânico e o chocolate acima de 60%.

“O chocolate amargo contém o aminoácido triptofano que aumenta a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Uma pesquisa descobriu que este aminoácido pode aumentar os níveis de dopamina e serotonina, responsáveis pela felicidade e excitação sexual”.

Com relação ao vinho Tania da uma dica: “Um copo de vinho ajuda a relaxar e o resveratrol encontrado no vinho é um forte antioxidante que aumenta o fluxo sanguíneo. Mas, lembre-se de beber com responsabilidade muito álcool pode ter o efeito oposto na sua libido e vida sexual”, finaliza

Redação