Conselheiros de Assistência Social e sociedade civil se reúnem em Palmas nesta quinta-feira, 13
Reunião ampliada de orientações sobre as conferências municipais de Assistência Social de 2023 aconteceu com o objetivo de orientar os representantes dos municípios, quanto aos procedimentos para a realização de suas conferências
Por Maria do Carmo Ribeiro
O Conselho Estadual de Assistência Social realizou a ‘Reunião ampliada de Orientações sobre as conferências municipais de Assistência Social de 2023’. A reunião aconteceu com o objetivo de orientar os representantes dos municípios, quanto aos procedimentos para a realização de suas conferências e foi realizada no auditório Professora Dalva Aparecida Santa Cruz Melo, da Escola Estadual Professora Elisângela Glória Cardoso, em Palmas, nesta quinta-feira, 13.
Com o tema “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o SUAS que queremos” as conferências têm a atribuição de avaliar a Política de Assistência Social e propor sugestões para aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas esferas municipal, estadual e nacional.
As conferências municipais estão programadas para acontecerem no período de 3 de abril a 15 de julho de 2023. A Conferência Estadual será em outubro, em Palmas, onde serão escolhidos os delegados municipais que vão para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de dezembro.
Para a presidente do CEAS-TO, professora Marciane Machado o momento é de muita seriedade: “estamos num momento importante que é a reunião ampliada de orientação aos Conselhos Municipais, para as Conferências de Assistência Social que realizaremos em todos os municípios do Estado com a temática, O SUAS que temos e o SUAS que queremos e, nessa reconstrução, buscando essa ressignificação do SUAS. E junto ao nosso Secretário e demais secretários de Assistência Social e também secretários executivos, presidentes dos conselhos municipais, demais gestores públicos, bem como usuários e outras autoridades possamos refletir sobre a organização de como devem ser realizadas as Conferências em cada município, pois, elas vão culminar, primeiro, na Conferência Estadual e, posteriormente, na Conferência Nacional”.
Na opinião de Roseli Andrade, secretária de Assistência Social do município de Combinado, “é uma reunião ampliada de informações, conhecimentos e, sobretudo, orientações em relação ao que realmente precisamos para organizar nossas Conferências e saio daqui com muito aprendizado e mais segura para ajudar a equipe realizar da melhor forma possível a nossa Conferência”.
A superintendente municipal da Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Tocantins, “muito importante esse momento para que possamos tirar nossas dúvidas e saio com elas sanadas, levando conhecimento e mais segurança para realizar nossa Conferência e entendo melhor sobre a importância da participação da sociedade nesse processo que visa fortalecer as políticas públicas de Assistência Social que vão refletir na nossa realidade”.
CEAS
O Conselho Estadual de Assistência Social é um Órgão superior de deliberação colegiada. No Tocantins ele é vinculado à Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) e responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social.