Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena debate assuntos pertinentes ao processo de ensino aprendizagem indígena

Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena debate assuntos pertinentes ao processo de ensino aprendizagem indígena

Teve início na manhã desta quarta-feira, 13, um conjunto de reuniões do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEI), com previsão de término para esta sexta-feira, 15. O conselho busca identificar os desafios de cada região, analisar, construir e deliberar propostas que aperfeiçoem as políticas educacionais voltadas para as etnias indígenas presentes no Estado.

O presidente do CEEI, Adriano Dias Gomes karajá, conduziu as discussões acerca dos pré-requisitos exigidos ao perfil dos servidores das escolas indígenas; inserção de dados no portal do Sistema de Gestão Escolar (SGE); instruções normativas; criação do manual de conduta dos servidores das escolas e atendimento a Educação Infantil. Para a pauta da tarde, estão previstos os debates sobre o processo seletivo para os contratos temporários e a realização do concurso público com a criação da categoria, professor indígena, específico para as escolas indígenas. 

“Este é um momento importante, em que nós conselheiros nos reunimos junto aos técnicos da Seduc para validar e resolver os desafios encontrados nas 118 escolas indígenas do Estado, a fim de oferecermos condições de trabalho aos servidores e educação de qualidade às comunidades indígenas”, destacou o presidente.

Para o professor Amaré Gonçalves Brito, membro do conselho e professor na unidade de ensino do povo Krahô Kanela, a presença de um conselho atuante faz toda a diferença para o progresso da educação indígena. “Estamos aqui representando e buscando melhorias a diversos povos indígenas do nosso Estado. Este é, sem dúvida, um momento de compartilhar experiências, estudar e traçar metas para continuarmos avançando nas questões educacionais específicas às diversidades indígenas”.

Pauta geral

Apreciação e votação da Instrução Normativa que dispõe sobre procedimentos relativos à lotação de servidores nas Unidades Escolares Indígenas e dá outras providências para o ano de 2022.

Processo seletivo das Escolas Indígenas; Regimento Interno do CEEI; Instrução normativa: Criação de escolas indígenas; Educação Infantil nas Terras indígenas (Asmet); Acento de novas entidades no CEEI; Infraestrutura das Escolas indígenas, obras, patrimônio; Concurso público, Transporte Escolar e informes do CEEI.

Weslene Rocha