Coronavac com doses menores? Instituto explica sobre quantidade da vacina nos frascos

Coronavac com doses menores? Instituto explica sobre quantidade da vacina nos frascos
Vacinação drive thru na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), zona norte do Rio. A cidade do Rio de Janeiro retoma hoje (25) sua campanha de aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos da população em geral. Hoje serão vacinados os idosos com 82 anos.

A quantidade de vacina coronavac nos frascos distribuídos no país deve ser suficiente para vacinar 10 pessoas, porém, servidores da Saúde de diversas partes do país estão denunciando que ao invés de vacinar as 10 pessoas, os frascos só teriam vacina pra nove pessoas. O assunto foi abordado nas redes sociais e nos principais veículos de comunicação nacional.

O Instituto Butantan, por sua vez, emitiu, em suas redes sociais, uma nota oficial sobre a distribuição de um volume menor na composição das ampolas das vacinas. Segundo o comunicado, cada frasco de imunizante contra a Covid-19 contém 10 doses de 0,5 ml e mais um conteúdo extra, totalizando 5,7 ml.

O Butantan ainda reafirma que o volume foi aprovado pela Anvisa e é considerado suficiente para a extração das 10 doses, podendo render até 11 doses do imunizante. Para isso, o Instituto relembra da importância de fazer a aspiração correta das vacinas contidas em cada frasco, e que eles, inclusive, já produziram informes técnicos que orientam os profissionais da saúde a usarem as doses extras.

Após o ocorrido, a bula da Coronavac irá ser atualizada e ganhará também um vídeo explicativo. Eles poderão ser acessados no site oficial do Instituto Butantan.

Fonte: Brasil 61

Redação