Cuidados durante a pandemia: O uso do protetor solar é necessário mesmo estando em casa ou em dias nublados

Cuidados durante a pandemia: O uso do protetor solar é necessário mesmo estando em casa ou em dias nublados

Foto: 5 SECOND STUDIO/SHUTTERSTOCK

O uso do protetor solar é extremamente importante, ele ajuda a combater o câncer de pele, que pode ser causado pelo longo período de exposição ao sol.

Além de evitar a insolação, queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, flacidez, lesões, entre outras complicações. O Protetor Solar não deve ser utilizado apenas nos dias de sol, deve ser usado todos os dias até mesmo no inverno.

Especialistas da área, afirmam que a eficácia do protetor está diretamente relacionada com a dosagem correta que deve ser aplicada sobre o corpo, levando-se em consideração a cor e o tipo de pele. O dermatologista Thomas Fitzpatrick classificou a pele em 6 tipos e deu dicas de proteção:

Tipos 1 e 2: Peles muito brancas e peles brancas. Dica: Para esses tipos de peles, que jamais se bronzeiam e queimam-se com extrema facilidade, recomenda-se o fator de proteção 60, pois, tais protetores são capazes de bloquear 98,5% dos raios ultravioletas;

Tipo 3 e 4: Peles ligeiramente morenas e peles morenas. Dica:Essas peles já contam com uma pequena proteção natural. Queimam-se com facilidade, mas podem ficar bronzeadas e, por isso, podem ser protegidas com o fator de proteção 30 que filtra 96% dos raios ultravioletas;

Tipo 5 e 6: Peles muito morenas e peles negras. Dica: Para essas peles, que ficam bronzeadas com facilidade e raramente se queimam, o fator de proteção 15, que filtra 87% dos raios ultravioletas, é o mais indicado.

Por fim, os especialistas fazem as seguintes recomendações para o uso dos Protetores e Bloqueadores: espalhar no corpo e no rosto, sem esquecer orelhas, pés e pescoço, no mínimo 30ml de protetor; usar sempre a palma das mãos para aplicar o creme ou o gel; passar nova camada após contato com a água; usar o boné que já funciona como fator de proteção 7 para o rosto e 5 para o pescoço.

Preciso mesmo usar protetor solar estando o dia todo em casa?

Ficar em casa o dia inteiro não é desculpa para fugir da rotina de cuidados com a pele. Aproveite esse tempo para seguir mais à risca o seu ritual de skincare. Depois de lavar o rosto com um sabonete adequado, que limpa profundamente sem agredir a pele, é importante aplicar um hidratante e, em seguida, o protetor solar. Mesmo sem o contato direto com a luz solar, existe outro tipo de radiação presente nos ambientes fechados que é emitida pelos aparelhos eletrônicos, lâmpadas e janelas: a luz visível.

Entenda o que é a luz visível

A luz visível é a parte da radiação solar que conseguimos enxergar. Além da claridade do sol, ela é emitida pelas telas de celulares, tablets, computadores e da iluminação das lâmpadas fluorescentes. Embora pareça inofensiva, a luz visível é responsável por uma série de problemas na pele, como, por exemplo, as manchas de melasma que surgem no rosto e pescoço. A claridade também pode causar queimaduras e o envelhecimento precoce da pele.

Hidratante com FPS 30 pode ajudar a proteger a pele

Para melhorar a ação do protetor solar e agilizar a sua rotina, pode investir no uso de um hidratante com FPS 30. O fator de proteção solar em conjunto com o ativo antioxidante ajuda a potencializar a ação do filtro e garantir uma defesa mais eficaz contra a radiação solar e a  luz visível. 

Fontes: Uni Rios e Garnier

Redação