DCE Unitins declara repúdio a decisão da prefeitura de Dianópolis em realocar a universidade para implantação da Unirg
Com a confirmação da instalação da Unirg em Dianópolis na última quinta-feira, 1, ficou definido a realocação da Unitins para um novo ambiente. Com o anúncio da mudança do atual câmpus, o Diretório Central de Estudantes (DCE) da Unitins se manifestou nas redes sociais com nota de repúdio pela decisão da prefeitura.
No texto, o DCE apontou que a doação do prédio onde atualmente funciona a sede administrativa da universidade traz vários prejuízos para os acadêmicos matriculados. “Essa doação vai impactar diretamente a Unitins que é uma universidade pública que atende hoje 451 acadêmicos matriculados que precisam utilizar o laboratório de informática, biblioteca, secretaria acadêmica, coordenações de cursos, NIAPE e etc”.
“A mudança de prédio pode levar a reprovação dos cursos e os mesmos serem suspensos aqui na instituição, deixando dessa forma vários acadêmicos sem certificação e também tendo prejuízo na formação, pois os cursos são suspensos. Para isso a instituição pública investiu este ano em recursos para fazer as adequações necessárias para a aprovação, com a retirada do câmpus do prédio, a instituição volta à estaca zero em termo renovação de curso”, acrescentou.
Com a repercussão, a prefeitura de Dianópolis divulgou uma nota de esclarecimento referente aos levantamentos feitos pela organização estudantil. “De forma democrática, a atual gestão sempre esteve em contato permanente com a diretora do Campus da Unitins em Dianópolis, Ana Felícia Cavalcanti, no intento de examinar as situações de interesses mútuos entre ambas as partes, até que os trâmites para vinda da Unirg sejam efetivados”.
“Durante as tratativas, o município trabalha, também, com quatro ambientes que podem ser utilizados na instalação da parte administrativa da Unitins, o que reforça nosso compromisso em encontrar um meio que todos possamos sair ganhando, tanto os entes públicos, quanto a nossa sociedade” apontou.
Em sua defesa, a atual gestão destaca que um dos seus principais propósitos é transformar o município em um polo universitário, “Dianópolis está em progresso e o efeito multiplicador é incalculável. Portanto, vamos nos ater aos fatos e nas soluções que predominem o respeito entre as instituições e, sobretudo, ao povo dianopolino. Somos capazes de gerir as duas universidades e caminhar de fato, rumo à uma cidade universitária, onde nossos filhos colherão os frutos”.
Nesta terça-feira, 6, o perfil do DCE da UNITINS fez uma nova publicação em seu Instagram levantando a tag #tiraamaodaunitins reforçando ser contrário ao que apontaram como sucateamento da educação pública.