Dia das Trabalhadoras Domésticas conta com live para debater direitos e racismo estrutural

Dia das Trabalhadoras Domésticas conta com live para debater direitos e racismo estrutural

“Do interior às grandes cidades: a busca pelo acesso à educação e a exploração das trabalhadoras domésticas no Tocantins”, é o tema da live que será realizada nesta segunda-feira, 26, às 19 horas, no perfil do Instagram da Ajunta Preta – @ajuntapreta, coletivo Feminista de Mulheres Negras do Tocantins. 

A pauta em foco na live faz alusão ao dia 27 de abril, Dia das Trabalhadoras Domésticas, profissão que historicamente marca a vida de mulheres negras por todo o país devido ao racismo estrutural que as privam de acessos. 

Estarão presentes na live a representante da Casa Pérolas Negras, do setor Taquari, Charleide Matos e a presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Bahia, Creuza Maria Oliveira, também secretária-geral da Federação Nacional das Trabalhoras Domésticas (Fenatrad) e militante do Movimento Negro Unificado (MNU). 

Ajunta Preta

Criado em 2018, o Ajunta Preta é uma organização política de caráter coletivo que visa empoderar e articular mulheres negras para que por meio da educação, conscientizá-las sobre as opressões de gênero, raça e classe com o intuito de intervir na melhoria de suas realidades. 

O evento é uma realização do Ajunta Preta, com a Casa Pérolas Negras, o MNU e a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB).

Foto: Divulgação