Dieta Detox: Chás que auxiliam na limpeza do organismo

Dieta Detox: Chás que auxiliam na limpeza do organismo

Por Tamyra Pinheiro

Os cuidados com a saúde ganharam destaque nesse período de isolamento social, muitos começaram a ter hábitos saudáveis, buscando perder peso ou apenas uma alimentação equilibrada e nesse processo a desintoxicação também se tornou um hábito cada vez mais importante para alcançar resultado.


Na Quavi Biomercado a busca pelos chás e outros alimentos que auxiliam na desintoxicação do organismo cresceu nos últimos meses. “Notamos uma grande procura por chás como o de hibisco, chá verde, cavalinha, pholia magra entre outros que são usados na dieta detox e ajudam a perder peso” conta a vendedora Jeisa Paiva.


Aline Dias que é advogada e se diz apaixonada por doces, foi uma das que decidiu encarrar esse processo de desintoxicação com o objetivo de perder peso. Com 95 quilos ela foi alertada pelo médico durante uma consulta de rotina que estava com glicose e colesterol alterados, o que poderiam causar problemas mais sérios na saúde.


“Os doces sempre foram meu ponto fraco, mas a partir do momento que fui alertada, minha ficha caiu que eu precisava emagrecer. Como me sentia viciada em açúcar, percebi que precisava me desintoxicar. Cortei açúcar e farinha branca das minhas refeições e comecei a tomar chás no lugar da água. Chá de hibisco, de flores, chá verde e centela asiática, também comecei a praticar atividade física e sem tomar nenhum medicamento para emagrecer, perdi 10 quilos em três meses”, conta Aline esbanjando satisfação.


Segundo a nutricionista Jéssica Myllena Neiva, o organismo acumula toxinas que estão presentes em herbicidas usados na agricultura, em corantes e adoçantes de alimentos, além de serem produzidas naturalmente no organismo durante situações de estresse ou com certos hábitos como consumir bebidas alcoólicas, fumar e não praticar atividade física.


“A dieta detox, tem como objetivo eliminar essas toxinas após algum tempo de exagero alimentar. Nossos órgãos: intestino, fígado e rins conseguem fazer esse processo naturalmente, mas não custa nada dar uma ajudinha, evitando consumir ainda mais substâncias tóxicas”.


Ainda de acordo com a nutricionista, essa limpeza no organismo como é considerada a dieta detox, pode trazer outros benefícios como auxiliar no emagrecimento e no rendimento do exercício físico.


“O principal objetivo, não é o emagrecimento, mas se bem executada a dieta detox pode ajudar a eliminar gordura. Com relação ao exercício físico, durante a prática, ocorre a construção de mais massa muscular, quando é produzido ácido lático, substância responsável por causar dores musculares após o exercício. Neste caso, a dieta detox ajuda eliminar mais rapidamente o excesso de ácido lático e de outras substâncias inflamatórias. Desta forma a recuperação muscular é mais rápida, o que melhora o rendimento nos treinos”, comenta.


Entre os chás mais procurados para auxiliar na dieta detox estão:
Chá verde, que ajuda a acelerar o metabolismo, desintoxicar e desinchar o corpo. Chá de hibisco, conta com diversas substâncias antioxidantes que podem ajudar no processo de emagrecimento. Chá de cavalinha, que tem como principais benefícios ação anti-hemorrágica, anti-hipertensiva, anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante e pode ajudar no emagrecimento.

A forma ideal de consumo é através da erva natural, o preparo é simples, basta adiciona-la em água fervida e abafar, após 5 minutos é só coar e tomar quente ou gelado. Porém a nutricionista alerta que não é um único alimento ou bebida que vai fazer o paciente perder peso. Ela também orienta sobre o consumo dos chás.


“Como qualquer substância em excesso, o chá pode acarretar algumas disfunções no organismo, por isso, recorra à orientação de um profissional”, alerta.

Comentários do Facebook

Redação