Educação abre rodas de conversas para destacar boas práticas das Escolas Jovem em Ação
A prática do diálogo é uma constante nas Escolas Jovem em Ação e, com a pandemia do coronavírus, esses diálogos não poderiam ser interrompidos, assim, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou nesta quarta-feira, 2, a Primeira Roda de Conversa da Escola Jovem em Ação 2020, com a participação de mais de 140 estudantes líderes de turma.
Fazer do estudante um líder e protagonista de sua história é a principal proposta do modelo da Escola Jovem em Ação, e esse protagonismo será mantido por meio das rodas de conversas on-line. “Primeiro fizemos a roda de conversa com os estudantes líderes de turma, depois será com todos os estudantes matriculados nas 29 unidades de ensino da proposta pedagógica das Escolas Jovem em Ação e, posteriormente, com as equipes que atuam nessas escolas”, explicou a gerente de Educação Integral da Seduc, Márcia Cristina Mota Brasileiro.
Como líderes, os estudantes das Escolas Jovem em Ação têm se tornado um importante elo entre a escola e os demais estudantes. “Queremos que os estudantes se sintam pertencentes às escolas, evidenciando o valoroso trabalho que eles estão realizando na busca ativa daqueles que estão desmotivados, usando principalmente as redes sociais“, destacou a coordenadora estadual da equipe de implementação das Escolas Jovem em Ação, Maristélia Alves.
Com a temática ‘Eu, protagonista!’, a primeira roda de conversa começou com a participação do estudante egresso de uma escola em tempo integral de Pernambuco, Bruno Alexandre da Silva, que, atualmente, é professor de Química. “Precisamos sonhar, os pequenos sonhos são motivações para os passos que queremos dar. E podemos sim chegar onde queremos. Os nossos projetos de vida não são estáticos, sempre virão próximos passos, mas eles precisam fazer sentido para mim. Cada um tem seu tempo, seu caminho”, ressaltou.
Direcionadas a públicos diferentes, as rodas de conversas trabalharão com temas diferentes e irão proporcionar possibilidades metodológicas para uma comunicação dinâmica e produtiva, como um rico instrumento para ser utilizado como prática de acompanhamento e pedagogia da presença no cotidiano do ensino híbrido.
“Essa é uma característica das nossas escolas de fomento ao ensino integral. Promover o protagonismo em nossos jovens para que eles possam participar ativamente, e com consciência, de decisões importantes que envolvam sua realidade e seu futuro”, pontuou a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar.
Escuta
Durante a roda de conversa, também foi feita a mobilização dos estudantes para a escuta referente aos possíveis temas de itinerários formativos, que estão em fase de elaboração e que irão compor a parte diversificada do Documento Curricular do Tocantins (DCT) – etapa Ensino Médio. A escuta estará aberta até o dia 10 de setembro e é direcionada aos estudantes, pais/responsáveis e professores. A partir das colaborações, será possível adequar a parte diversificada do currículo com a realidade de cada unidade de ensino.
O consultor do Novo Ensino Médio, Danilo Pinheiro, apresentou a ideia central da proposta dos itinerários formativos que irão compor a parte diversificada do DCT como um documento que reflete os interesses dos estudantes. “Esse é um momento importante para exercer o protagonismo, seja colaborando com a escuta, mobilizando colegas, familiares e professores. O protagonista faz escolhas pensando em si e no que vai ajudar a fazer diferença na vida das pessoas”, apontou.
Participaram da reunião gestores e técnicos das escolas atendidas pelo Programa Escola Jovem em Ação; a representante do Instituto Sonho Grande, parceiro da Seduc na implementação do modelo das escolas, Cíntia Fontes; técnicos da Seduc; a Superintendente de Educação Básica da Seduc, Amanda Costa Pereira; e a Diretora de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Larissa Ribeiro.
Fonte: Secom-TO
Foto: Reprodução/Dicom Seduc