Em audiência da Saúde na Aleto, Zé Roberto Lula questiona sobre vacinação lenta no Tocantins

Em audiência da Saúde na Aleto, Zé Roberto Lula questiona sobre vacinação lenta no Tocantins

Em audiência da Saúde na Aleto, Zé Roberto Lula questiona sobre vacinação lenta no Tocantins

Nesta quinta-feira, 29, o Tocantins tem 4,98% da população imunizada contra a Covid-19 e 10,56% tomaram a primeira dose da vacina e durante a prestação de contas da Saúde do Estado na Assembleia Legislativa do Tocantins ( Aleto) o deputado estadual Zé Roberto Lula (PT) questionou o gestor da Pasta sobre o Tocantins figurar entre os cinco estados com menor taxa de vacinação no país.

“Estamos passando por um momento difícil e dentro do assunto de uma apresentação da prestação de contas da saúde a gente não tratar do Covid é impossível e sobre a vacinação no Tocantins porque é tão lenta e o que podemos fazer para acelerar”, questionou o deputado Zé Roberto ao secretário estadual da Saúde, Edgar Tollini.

Em resposta, o gestor falou das dificuldades em encontrar os indígenas e relatou que quatro mil e trezentos receberam a primeira dose e três mil, a segunda. Falou ainda que as empresas contratadas teriam cometido falhas e responsabilizou os prefeitos pela suposta demora em buscar as vacinas. “Alguns municípios não buscaram [as vacinas] por duas semanas”, disse Tollini, sem mencionar quais. 

Pior gestão

O deputado mencionou dados de diversos países em situação econômica melhor e pior que o Brasil e relatou que todos estão em situação melhor que o Brasil. “Essa semana saíram vários estudos e todos eles colocam o Brasil na pior gestão da pandemia que teve no mundo e a culpa de tudo isso é culpa do louco e irresponsável, que é o Bolsonaro, na condução do nosso país”, alertou o parlamentar.

O secretário chegou a comentar sobre a falta de envio, pelo governo federal, de kits de intubação e a falta de sequência na compra, em tempo hábil, das vacinas para os brasileiros e brasileiras.

“Espero que aquela CPI [do Covid no Senado] nomeie e encaminhe a punição desses irresponsáveis, que foi a maior tragédia do nosso país. Vi o relator pedindo informação de dados de Fake News porque isso que tem a ver com a destruição do país. As mentiras foram espalhadas, as ações não foram tomadas e hoje estamos nessa tragédia sem luz no fim do túnel”, finalizou o deputado Zé Roberto.

Comentários do Facebook

Fábio Coêlho